De acordo com a Logosofia, os pensamentos são entidades psicológicas animadas; isso quer dizer que são seres vivos com vontade própria, portanto, atuam independentemente de minha vontade.

Esses seres vivos movimentam minha vida e fazem com que eu realize meus estudos, idealize planos, participe de reuniões de trabalho, de diversões, de esportes e de tudo o mais que constitui parte da minha vida.

Estudar os ensinamentos logosóficos a respeito do tema pensamentos despertou a minha inteligência, passando a apresentá-los como os responsáveis pelo meu comportamento, demonstrando que. ao trocar aquela conduta que me incomoda por outra de natureza superior, minha vida ganha outro colorido.

Tenho comprovado isso toda a vez que resolvo mudar um pensamento que se transformou em uma rotina, em um hábito, como, por exemplo, o simples fato de tomar café da manhã da mesma maneira todos os dias.

Pois bem, após algumas reflexões, mudei este pensamento rotineiro por um melhor, que me conduzisse para uma mudança, ao variar todos os dias a composição do meu café da manhã, por meio de uma ação consciente. Um dia café, no outro dia chá, no outro chocolate, e assim venho fazendo.

Estou comprovando, com essa atitude. que posso sair da inércia mental a qualquer momento, bastando simplesmente que a minha inteligência comande o pensamento e não permita acontecer o contrário, ou seja, o pensamento mandando na inteligência. Esse movimento interno permite que minha consciência participe do esforço e valor que utilizei para realizar a mudança.

Estou vivendo grandes momentos em minha vida interna que se devem a mudanças que venho conseguindo realizar e me têm dado bons resultados. Como exemplo, posso citar mudanças na minha forma de pensar e de sentir.

Eu sempre quis, sem firmar um compromisso comigo mesmo, aproveitar o que penso e sinto para ampliar a minha vida. A solução encontrada foi cultivar pensamentos superiores e sentimentos elevados, todos consubstanciais com o meu espírito e que aqui, no meu mundo interno, estão aguardando o momento de atuarem para ampliar e enriquecer a minha vida.

Essa mudança no pensar e no sentir é uma tarefa que me tem trazido bons resultados, como já disse, mas, também, uma certa dificuldade, pois basta um pequeno descuido para voltar àquela velha tendência de fazer tudo da maneira mais cômoda, ou seja, fazer as coisas sempre da mesma forma, deixando-me levar pela vontade de um ou mais pensamentos.

Sei que isso irá mudando, conforme uma maior dedicação e prática dos ensinamentos logosóficos que me proporcionarão maior domínio sobre os pensamentos que me desviam do caminho que aspiro percorrer : o de ser consciente daquilo que penso e sinto.

Tenho cultivado, com alegria, o hábito de pensar, porque antes não o fazia, seja por não saber no que pensar ou mesmo por não saber fazê-lo. Assim, a tarefa ficou mais fácil porque hoje sei que devo pensar no meu aperfeiçoamento integral, na seleção de pensamentos e na criação dos meus próprios pensamentos.

O ensinamento logosófico que tem feito com que eu exercite minha faculdade de pensar é o seguinte:

“Quando o homem aprende a conhecer seus próprios pensamentos, os localiza em sua mente e os seleciona para servir-se dos melhores; e quando sabe que pode criar pensamentos próprios em vez de usar os alheios, e exercita sua faculdade de pensar, já está de posse de uma chave para dominar seu campo mental e estabelecer suas defesas mentais.” Do livro Curso de Iniciação Logosófica

Ainda falta muito por fazer nesse longo e difícil caminho que tenho pela frente, cheio de barreiras, desvios e incompreensões que fazem o meu caminhar mais lento e somente desgastam minhas energias.

O conhecimento logosófico, porém, ao atuar no meu interno me anima e estimula, tanto para criar como para usar pensamentos que transformem minha vida comum em uma vida de plenitude.

Vou precisar de muito estudo para atingir meus objetivos; para isso, tenho um plano que inclui a escolha de um ambiente tranquilo e adequado, para que eu possa cultivar (no mais profundo do meu ser) pensamentos de uma natureza superior, como o de enriquecer a minha consciência com os conhecimentos transcendentes que tanto agradam ao meu espírito.