A mente não é o cérebro
Por que, embora tenha avançado muito no conhecimento do cérebro, a própria ciência reconhece que ainda o conhece muito pouco?
Nessa sucinta reflexão, Andressa relata dificuldades que vivenciou durante a sua faculdade em relação à competitividade do mundo acadêmico e como aprendeu a ter defesas mentais, ao conhecer sobre a realidade dos pensamentos e sua atuação na vida, para assim não se deixar levar pelo pensamento-massa de a vida ser resumida exclusivamente ao âmbito profissional.
Descreve como a autora foi capaz de observar a si mesma, durante um episódio rotineiro, e recolher valiosos elementos para sua própria superação. Por meio de mudanças realizadas dentro de si mesma, a autora evidencia como passou a identificar em cada imprevisto uma oportunidade de ser melhor.
Em um dia comum indo ao posto de saúde, me surprendi com uma bomba-relógio dentro de mim. Como desarmá-la?
Ensaio que traz analogia sobre a dinâmica dos pensamentos na mente, influenciando a tomada de decisões por parte de cada um.
O que posso aprender ao observar meus pensamentos enquanto pratico corrida? O que meus pensamentos contam sobre minha realidade interna? Uma jovem de férias da faculdade que queria viver com alegria as férias de verão sem que os pensamentos tomassem conta de sua vida psicológica e a impedisse de experimentar os momentos de lazer conscientemente.