Eu estava viajando em uma rodovia de curvas muito sinuosas e perigosas. A sinalização indicava que deveria ter muita atenção e cuidado. 

Redobrei a atenção e comecei a observar a atitude do motorista que conduzia uma carreta à minha frente.  

O meu propósito passou então a ser o de captar os pensamentos que o influenciavam naquele momento. 

Notei que dirigia com cuidado, devagar, pisando nos freios, coisa rara hoje em dia.  

Pensei com alegria: estou diante de um exemplo a ser seguido, pois quando o profissional se dispõe a cumprir as leis, neste caso as leis de trânsito, e assume a responsabilidade que lhe cabe, além de atuar bem, ele também serve de exemplo para os demais. 

Quantos valores estão implícitos nesse simples ato de dirigir? 

Identifiquei ali disciplina, obediência às leis de trânsito, atenção, prudência, respeito à própria vida e à vida dos demais. 

Quando se está sempre com a atenção bem disposta para observar tudo aquilo que possa ser útil, abre-se um mundo de possibilidades, sem que nada passe despercebido, tudo se tornando um motivo e um incentivo a mais para se aperfeiçoar, para fazer o bem e conduzir a vida de maneira mais feliz e mais consciente. 

Deus, ao dar-me esta condição de ser humano, deu-me uma mente capaz de pensar, de observar, de refletir e de conhecer todas as coisas. Deu-me um coração capaz de aprender a querer e a amar a beleza de toda a Criação, inclusive a beleza humana estampada em suas atitudes valorosas, como essa do motorista carreteiro.