Neste conto, mãe e filha conversam. A mãe observa as modalidades da filha, e observando sua ingenuidade e candura, a orienta para os próximos anos que vinham chegando, junto à adolescência. Mostra a filha que as alegrias da infância poderiam persistir: o colorido, a música e a esperança apenas mudavam seu véu.
O vídeo apresenta aspectos da concepção logosófica, relacionadas ao mundo interno individual, especialmente sobre os pensamentos, que são os agentes causais do comportamento humano. Por meio de exemplos simples do cotidiano, são abordados os diversos aspectos que se relacionam às facilidades ou dificuldades que as pessoas possuem, na convivência com os demais, sejam familiares, amigos ou conhecidos.
O vídeo apresenta aspectos sobre a importância da convivência, que, ao mesmo tempo em que tem desafios, oferece oportunidades para aprender. O autor traz relatos que demonstram o valor da convivência para a vida humana.
Uma experiência simples e de grande valor, onde se observa que educar para a vida tem um significado transcendente, através do aperfeiçoamento, promovendo a eliminação das deficiências pela correção consciente dos erros. Onde se encontrou a solução mais feliz e corrigiu sem ferir a sensibilidade da criança.
Carine Mendes, de Uberlândia, relata como duas situações vividas foram importantes para observar a realidade da luta interna de pensamentos, e descreve como é possível escolher os mais adequados, inclusive para ensinar ao filho a cultivar os melhores.