Com notável sabedoria, González Pecotche fundou centros de ensino que aplicam uma diretriz pedagógica singular. Diferentemente dos modelos convencionais, sua proposta não circunscreve o foco apenas ao educando, pois seu espectro de atuação é muito mais amplo ao incluir também os educadores. Essa visão parte do princípio fundamental de que a formação humana do aluno é, na maioria das vezes, reflexo direto da formação humana de quem ensina.
Dessa forma, entende-se que o educador terá melhores condições de formar cidadãos conscientes se possuir uma sólida visão humanística e empenhar-se em vivenciar os fundamentos morais que leciona. O objetivo é tornar-se um exemplo vivo do esforço pelo cultivo dos valores que transmite, partindo da premissa de que, se não for respaldada pelo exemplo, a palavra poderá atuar de forma contrária naquele que a recebe.
Mediante a aplicação do método logosófico, estabelece-se uma dinâmica de cooperação mútua: o docente realiza um processo de evolução consciente, enquanto o aluno vivencia um processo de superação integral.
Esses esforços conjuntos favorecem a formação gradual de indivíduos mais livres, felizes e confiantes. Munidos e defesas mentais, esses jovens se tornam capazes de imunizar-se contra os males que afligem a humanidade, transformando-se em seres humanos mais dignos e honrados.
Em suma, podemos afirmar com convicção que González Pecotche legou à humanidade um patrimônio inestimável ao conceber uma escola integral: uma escola para educandos e educadores, para filhos e pais.