Ter um dia feliz, concluir com êxito o final da tarde e, com um sentir especial, poder bradar: missão cumprida! É a soma dos resultados alcançados.

Iniciei a semana disposto e animado com os projetos pessoais e profissionais. Consultei a agenda, organizei planilhas e segui, como de praxe, com as normas do dia.

Em um dado momento, pela manhã, atendi à solicitação de um paciente para um procedimento laboratorial. Assim, planejei e executei: coletar, processar e acondicionar a amostra no freezer.

Passados alguns momentos, participei de uma reunião em outra sala do estabelecimento. Realizamos um debate sobre temas variados.

Cumprido o horário do expediente, desloquei-me para outro local de trabalho, iniciando a segunda etapa do dia.

Ao chegar, recordei-me de que havia esquecido a amostra no freezer. Pensei: “Retorno e busco. Não me vou molestar. Está congelado. Dará tempo de entregar os resultados ainda hoje!” Mas fiquei apreensivo com a situação…

Nesse intervalo de tempo, muitos pensamentos me fizeram de presa favorita. Diziam: “Não te falei, você é muito esquecido!”. “Está perdendo tempo precioso do trabalho!” “Não vai dar tempo!” “Você é muito distraído!”

Resoluto, retornei ao local e, em poucos minutos, busquei o material, sem maiores dificuldades.

No pequeno espaço de tempo, o meu ambiente interno passou do tranquilo ao agitado; do sereno ao instável; do paciente ao impaciente, devido a um descuido da atenção. Uma batalha interna se estabeleceu…

Enfim, passada a valorosa experiência, refleti: “O que realizar para diminuir essas situações de desatenção?”; “Onde falhei?”; “Por que ocorreu isso?” Percebi que a inconsciência prevaleceu nos meus atos: o esquecimento ocorreu devido à falta de atenção ao que deveria realizar, somada à pressa.

A Logosofia ensina: “A atenção é sinal de consciência; não permita nunca que ela se ausente de sua vida”.

Fiquei feliz em refletir sobre esse acontecido e poder exercitar futuras ações, com treinamento e capacitação nas pequenas e grandes tarefas para diminuir ou eliminar situações desagradáveis.

Portanto, é necessário ampliar o conceito da atenção e usar a inteligência a todo o momento, para finalmente podermos dizer: missão cumprida!


Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.