O que significa eternidade, vovó? 

Estávamos, meu neto e eu, lendo uma história quando ele interrompe e indaga-me: “Não conheço o significado dessa palavra, vovó!” 

Vi ali uma imensa oportunidade de lhe mostrar o valor do esforço para construir coisas eternas, metafísicas sim, por que não? Mas deveria responder de forma que uma mente infantil entendesse. Disse-lhe então:  

“Meu amor, você sabe o que é para sempre?  

Mesmo depois de passar muito tempo, depois dos dinossauros desaparecerem, depois das cidades desenvolverem-se, depois das chuvas chegarem e irem embora, das árvores, flores e dos tomateiros da mamãe crescerem e depois ficarem velhinhas até morrer, depois de tudo, o que restar, o que ficar para sempre é o eterno, aquilo que nunca acaba. 

O amor da vovó por você é eterno, assim como o da mamãe e do papai, e também é eterno o amor de Deus por nós, que criou tudo no mundo para que desfrutemos, buscando eternizar aquilo que consideramos mais importante. Você adora açaí, não é? Mas você o come e ele acaba, não é eterno. Porém, as lembranças do gosto dele ou daquele dia em que você estava triste e a mamãe o chamou para tomar açaí, estas são eternas.  

Você mesmo tem duas partes: uma é o corpinho que pode ver e tocar, enquanto a outra você não vê, mas existe, está aqui (mente) e aqui (coração), e são pedacinhos de Deus dentro de você.  

O seu corpinho vai crescer, depois ficar velhinho e um dia, daqui a muito tempo, vai acabar também, mas existe aqui dentro um espírito, um montão de pensamentos, ideias, sentimentos, recordações. Você pode olhar com a mente para tudo isso e observar dentro de você o que pode lhe ajudar a ser melhor.  

Por exemplo, cada esforço em ser um bom menino, um filho obediente e colaborador, um irmão legal, vai tornando seu espírito maior, mais cheio de felicidade — e isso é eterno.” 

A Logosofia preocupa-se muito com a educação das crianças e com o amparo à juventude. Mostrar a elas que podemos conhecer nossos recursos mentais e sensíveis com o objetivo de nos aperfeiçoar internamente, cultivando conscientemente o bem, a compreensão, a temperança, a sensatez, contribui para que se tornem adultos cientes da finalidade superior de seus espíritos, donos de si mesmos, de sua vontade, valentes, constantes no esforço para se tornarem seres humanos melhores e mais gratos. Todos estes são valores eternos!