“Meu dia tinha de ter 48 horas”. Essa é uma frase muito comum de se ouvir nos dias atuais. Mas por que as pessoas não conseguem desenvolver todas as suas atividades em 24 horas? Ou por que não dividem suas tarefas para que possam ser realizadas em dois dias? No trabalho, as pessoas são cobradas a fazer mais e a dar mais resultados; as distrações como televisão, internet e celular são inúmeras, além da própria cobrança que cada um faz a si mesmo para conseguir dar conta de tudo isso.  

Vamos fazer um exercício: recorde o que você fez exatamente uma semana atrás. Foi fácil recordar cada detalhe do seu dia? Por que será que não é tão fácil lembrar? O que você aprendeu naquele dia? Dessas 24 horas de intenso trabalho, o que realmente ficou de produtivo? Quanto dessas horas foram dedicadas a sua própria evolução?  

O conceito disseminado pelo mundo é o de que não conseguimos dar conta das nossas atividades por falta de tempo, mas será que o problema está mesmo no tempo? Ou ele estaria em nós mesmos?  

Tente enumerar quantas horas do seu dia são dedicadas às distrações que surgem no seu decorrer: aquelas que não estavam planejadas, mas que acabamos fazendo — ou porque gostamos, ou por serem mais interessantes. Observe se, nessas horas, você precisou pensar e reflita se é possível diminuir o tempo gasto com essas atividades. Tente enumerar também quantas horas do seu dia são dedicadas ao trabalho realizado com atenção, com consciência e buscando o aprimoramento no que se faz. Essas, sim, serão as horas mais produtivas, pois são aquelas dedicadas à própria evolução.  

Saber usar o tempo com inteligência é uma grande chave para a evolução. Para isso, é preciso trabalhar sempre em algo útil, pensar no que se faz e cultivar a paciência. Um real exemplo disso é o que acontece diariamente na vida dos estudantes, que têm a atenção na aula em disputa constante com as distrações que estão fora da sala de aula. Mas, usar o tempo da aula para prestar atenção e aprender a matéria não seria uma forma de ganhar mais tempo para as posteriores horas de distrações? Isso é saber dominar o tempo, é fazer com que as 24 horas do dia sejam suficientes para realizar cada vez mais.  

Dominar o tempo é ter controle de suas ações, é conseguir se planejar e desenvolver suas atividades sem presa. Com esforço constante, é possível tornar o tempo um grande amigo.