A Logosofia é uma ciência que traz uma nova geração de conhecimentos transcendentes. Está aberta a todos e vem transformando a vida de milhares de pessoas pelo mundo: pessoas diferentes, histórias diferentes, origens diferentes — mas todos unidos pela mesma aspiração de evoluir conscientemente e colaborar para o bem da humanidade.

Quando eu era criança, adorava aquela história de Júlio Verne, Viagem ao Centro da Terra, onde os personagens encontram um manuscrito escrito por um alquimista, que era o mapa para se chegar ao centro da terra.

Nesta viagem, os exploradores, conforme penetravam o caminho, encontravam maravilhas, desafios e muitas aventuras. Recordo-me de sentir grande admiração pela coragem e decisão dos personagens de empreenderem uma viagem ao desconhecido, nas profundezas da terra. Seria isso o prenúncio de algo que experimentaria no futuro, como se uma intuição?

E refletindo sobre essa imagem de “Viagem ao Centro da Terra”, compreendi que essa viagem deveria ser feita para dentro de mim, como uma lanterna cujo foco de luz estivesse voltado para dentro, viajando pelas nossas profundezas internas…

A Logosofia afirma que:

Para tudo há soluções. E as mais felizes não podem ser outras que as que permitem uma mudança em nós mesmos.

Para tudo há solução? As mais felizes são as que permitem uma mudança em nós mesmos? Como? E o que tudo isso tem a ver com o mundo interno?

Compreendi que olhar para dentro significa trazer os olhos do entendimento para entender tudo o que tem constituído a vida, alcançando o sentido do que se tem feito da vida; os fatos bons e maus; olhar para dentro, para o mundo interno, e ter consciência dos momentos em que tive de provar minha capacidade para enfrentar ondas e furacões; as recordações; quais os erros cometidos; os conceitos; as perguntas existenciais — qual é minha missão, quem sou eu, de onde vim e para onde vou… e muito mais… tudo isso representa olhar para dentro do mundo interno e conduz à descoberta do mundo interno e das possibilidades que tenho para transformar e buscar as soluções mais felizes, aquelas que promovem uma transformação individual.

Por exemplo, dentro do mundo interno identifiquei o ceticismo, que era uma ideia que me mantinha inerte, um pensamento que eclipsava o meu entendimento e impedia que eu exercesse a função de pensar.

E isso foi incrível, providencial — descobri algo que me libertou. Também identifiquei que, por ser única, eu tinha que buscar responder os aos meus questionamentos, porque só cada um de nós é quem sabe exclusivamente o que acontece dentro de si!

Nessa viagem, venho descobrindo — assim como os personagens de Júlio Verne — maravilhas, aventuras, desafios… descobrindo e transformando a mim mesma. Nesse processo interno vai ocorrendo uma série contínua de mudanças positivas que experimento dentro de mim mesma, desde o momento em que me iniciei na prática do conhecimento logosófico.

São mudanças, câmbios que evidenciam os sintomas inequívocos de uma evolução progressiva, através da ação lúcida e continuada da consciência.

E como? Por meio de do método psicodinâmico, que se adapta a cada psicologia humana do qual a Logosofia apresenta, que permite que o conteúdo da Logosofia seja adaptado para cada psicologia humana.

Não há evolução sem transformação interna, afinal, evoluir é uma atividade constante da alma rumo ao superior.

Conforme compreendo que realizar o processo de evolução consciente é um esforço contínuo de aperfeiçoamento integral, e que devo pensar sempre em tudo o que, direta ou indiretamente, conspire contra esse o processo de aperfeiçoamento que realizo no dia a dia, em cada circunstância, em cada fato, para que eu possa atuar sempre melhor do que na última vez. Esse conceito de perfeição, de ser sempre um ser melhor, vem sendo é um grande gerador de energias para realizar a prática dos conhecimentos logosóficos.

Nessa viagem ao mundo interno, descobri que, além do meu ser físico, quem o que me move a esse aperfeiçoamento é o meu próprio espírito. Afinal, somos feitos de duas naturezas: a física e a espiritual.

A realidade do espírito é uma dessas maravilhas que encontrei neste caminho, que me leva levando-me ao mundo transcendente e ao conhecimento de Deus.

O melhor da minha vida são as riquezas que vou extraindo, extraio de tudo o que eu vivo, conforme vou ampliando o conhecimento de mim mesma, os conhecimentos transcendentes que elevam o ser físico, que elevam e o ser espiritual, que transcendem a vida diária, dando um novo significado para a vida e para a existência.

Espero que o leitor tenha apreciado a importância que o conhecimento logosófico produz na vida, já que nos que permite decifrar o enigma do próprio espírito e desvendar os mistérios do mundo metafísico, vivendo uma vida completamente diferente da que tinha.

Capaz de me transformar em um viajante, em um explorador, um cientista… nos transformar em viajantes, em exploradores, em cientistas da própria vida, vivendo a grande experiência humana de transformar o chumbo das imperfeições em ouro espiritual.