Vivi nos últimos anos um problema grave de saúde de meu pai. Ele teve um infarto com diversas complicações. Durante o período, entre a primeira internação e sua alta, vivi experiências profundas em que pude compreender uma nova camada das verdades contidas na Criação.   

Em sua primeira internação, fui para a cidade em que ele mora e o acompanhei por dois dias no hospital, dia e noite. Ao final desses dias, cansada, dormindo mal, procurei refletir detidamente sobre o que tinha vivido.

Foram dias tão intensos — mas ao mesmo tempo tão especiais —, em que a demanda era bastante grande, mas realizada com muita alegria. Levantava à noite inúmeras vezes, incansavelmente. Em todas as vezes em que eu fui chamada por ele, não hesitei em atendê-lo. 

Foi a primeira vez que vivi algo tão intenso e com tamanha consciência. Percebi que os sentimentos de amor e gratidão que sinto pelo meu pai estavam tão presentes que não havia espaço para o egoísmo, para a impaciência ou a intolerância.

Queria muito fazer aqueles dias menos difíceis para ele. Observei minha conduta sendo guiada por virtudes que não se fazem presentes em minha vida todo o tempo, como a paciência, a abnegação, o cuidado, o afeto…

Havia, tanto no meu interno quanto nos ambientes em que eu procurava atuar, muita harmonia e serenidade — seria essa a verdadeira vida que viemos viver neste planeta? 

Experimentei a sensação de que era melhor do que sou, eu era uma Luciana com mais virtudes. 

A que se deve esse fato? Os sentimentos elevados, como o amor, favorecem atuar de maneira elevada, detendo a atuação dos pensamentos negativos? 

Esses sentimentos movem a mente e a inteligência humanas a muitas realizações. Os obstáculos praticamente desaparecem. Por isso, devem ser cultivados de forma consciente; são forças que nos impulsionam a ser melhor a cada dia, conduzindo o ser humano às ações mais nobres. 

Por conta da gravidade do estado de saúde de meu pai, decidimos em família transferi-lo para um hospital de outra cidade. Naquele dia, algo sublime aconteceu.

Nós nos unimos de forma tão intensa, buscando as soluções, que nossas diferenças individuais simplesmente desapareceram. Juntos, encontramos a solução mais feliz para esse encaminhamento. Percebi que o amor que nos liga nesta família moveu nossa busca pelas melhores soluções. 

Da mesma maneira, compreendi profundamente o quanto nutrir o amor no campo experimental da família favorece experimentar nossa real missão como seres humanos, e a importância de ultrapassar as fronteiras do núcleo familiar para estender esse bem e amor à humanidade. 

Desta forma, por meio dos sentimentos elevados, podemos encontrar as melhores soluções, não só em nossas famílias, mas para todos os problemas da humanidade. 

Pude experimentar essa realidade à luz dos ensinamentos logosóficos, que vêm me guiando a ter consciência dos sentimentos em minha vida e a cultivá-los, elevando-os a patamares superiores.