Certo dia, eu me desentendi com uma pessoa muito querida, o que acabou não somente a magoando, como também a mim. O arrependimento surgiu, e eu só desejava que aquela situação fosse resolvida.

Havia planejado agradá-la no dia seguinte, em uma data especial. Ela chegou, e a situação não se resolveu sozinha, apenas com um estalar de dedos e sem a minha iniciativa.

Inicialmente, em segundos de inconsciência e guiada por pensamentos como a irritabilidade e o rancor, pensei: “não tem mais clima para comemoração”. Porém, uma grande movimentação interna ocorreu. Como uma reviravolta, usando as faculdades sensíveis de sentir e de amar em combinação com as faculdades mentais de pensar e recordar, muitas virtudes foram adquirindo força, como a temperança e a bondade, e, assim, fui capaz de fortalecer meus sentimentos e velar pela pureza deles.

Alternadamente, como se confundissem até, esses sentimentos que tenho por aquele ser foram atuando e orientando a minha conduta. Segundo o autor da Logosofia, “quando os pensamentos se hierarquizam e se identificam com a vida, condensam-se no coração, transformados em sentimentos.”

Naquele instante, compreendi que estava em mim a possibilidade de evitar esses momentos amargos e decidi ser leal aos meus sentimentos e ao vínculo que tenho com essa pessoa. Consequentemente, fui leal, também, à minha consciência.

Retomei o meu propósito de criar mais uma recordação feliz naquele dia especial e senti que a minha felicidade, a minha paz interna e os meus sentimentos foram preservados. Em consequência disso, tivemos um dia alegre, recheado de afeto, o que jamais ocorreria caso eu não trocasse os meus pensamentos e valorizasse os meus sentimentos.

Comprovei, nessa experiência, o que tenho aprendido com a Logosofia:

Às vezes, pode mais a força de um sentimento que a de mil pensamentos juntos.

Nesse sentido, é com o amor que se suprem muitas lacunas ocasionadas por pensamentos destrutivos.

Esse ser muito querido é a minha mãe, pela qual sinto muito amor.

Quantas vezes não deixamos que mil pensamentos predominem sobre um sentimento para com os nossos amigos, namorado(a), esposo(a), pai?! Cabe a cada um fazer valer mais a força do sentir, protegendo os vínculos construídos com os demais.