Essa é uma pergunta que muito me intriga. Poucos podem respondê-la com convicções plenas, apesar de ter sido investigada por diferentes correntes de pensamento e em diferentes épocas e partes do mundo.

Considerando que nós, seres humanos, possuímos uma mente capaz de elucidar qualquer questão, resolvi pensar a partir do conhecimento causal sobre o assunto, que compreendo ser o único caminho capaz de responder às grandes inquietudes do ser humano.

Tenho entendido que a vontade de Deus está plasmada na natureza, em suas leis universais. É ao observar a natureza que posso compreender o que Deus quer.

O que Deus quer de uma mosca, por exemplo? Ela vive em torno de 24 horas. Nasce, cresce, se reproduz e morre. A mosca se define por aquilo que faz – ela serve de alimento para muitos animais e sua presença na Terra é importante para a manutenção da vida de outros animais e para o equilíbrio entre espécies.

O mesmo podemos dizer de uma abelha. Assim como uma mosca, nasce, cresce, se reproduz e morre. A diferença da mosca para a abelha é, também, aquilo que ela faz: o mel. É o único animal no mundo que pode fazer essa tarefa, ou seja, tem um objetivo a cumprir e o cumpre. É realizando essa tarefa que ela, assim como a mosca, colabora para a manutenção da vida do planeta.

Objetivo do ser humano

Mas o que podemos dizer sobre o ser humano? O que Deus quer de mim? Nós, assim como qualquer outro animal na Terra, nascemos, crescemos, nos reproduzimos e morremos, ao completar um ciclo de vida. Vivemos muitos anos mais do que uma abelha e uma mosca. Terá isso um objetivo maior? Por que e para que tantos anos de vida? Se a abelha existe para fazer mel, a mosca para servir de alimento a outros animais, certamente também existimos para realizar algo.

Para a Logosofia, fomos criados por Deus e dotados de três sistemas:

  • Mental, onde estão as faculdades da mente, como as de pensar, de refletir, de imaginar, entre outras, é nesse sistema também que se encontram os pensamentos;
  • Sensível, onde estão os sentimentos e as faculdades sensíveis como as de amar, de sofrer, de consentir, de perdoar etc.
  • Instintivo, dotado de energia, que aproxima o homem dos outros animais impulsionando-lhe a sobreviver e a perpetuar a espécie.

Os animais e as plantas não possuem os mesmos sistemas que os humanos. O que Deus quer de mim com esta configuração? Se compararmos Deus com um grande inventor – o inventor do universo – inferimos que ele criou o ser humano com um propósito, afinal toda invenção tem um motivo, objetivo ou missão. Todo grande inventor quer que suas criações funcionem.

Diferente dos demais seres da criação, o homem difere de tudo o que já existiu na face da Terra. Possui a consciência de existir, sabe que vive e escolhe o que viver. Recorda, planeja, inventa. A nenhum outro animal foi dada tais prerrogativas. A nenhuma abelha é dada a opção de viver fora da colmeia, mas a nós, homens e mulheres, podemos pensar, refletir, julgar e decidir o que viver. Como saber, assim, se estou fazendo o que Deus quer para mim e de mim?

Tenho compreendido, estudando a mim mesmo, que Deus quer que eu aprenda, que eu observe, que eu realize um processo evolutivo baseado nas suas leis: as leis universais. Ao conhecê-las e compreendê-las, é possível se aproximar do que Deus quer, utilizando todo o meu potencial mental e sensível, seguindo os ditados da lei de evolução e cumprindo a razão do meu existir na terra.