Aprendi a respeitar muito mais a mim mesmo quando soube que a minha moral se nutria em uma atitude que é o respeito. Passei a ter mais atenção ao selecionar os meus pensamentos, para que predominassem os de natureza superior, e para que o meu ambiente mental aumentasse o respeito a mim mesmo, mantendo a atitude respeitosa em todos os meus atos e em todas as minhas palavras.

Tenho observado que, quando trato o meu semelhante com respeito, eu recebo igual tratamento, ou seja, sou respeitado por eles.

A Logosofia tem me ensinado que nosso espírito “reclama, com indagadora insistência, tratamento e respeito próprios de sua paridade existencial”, e que devo me esforçar para atendê-lo. Para fazer isso, tenho procurado manter toda a minha atenção voltada para as sensações e ajuda que o meu espírito me faz experimentar a todo o momento, respeitando-o e sendo grato a ele por jamais me deixar sozinho na grande empreitada que é viver bem esta vida.

Na minha vida de relacionamentos, as diferenças aparecem quando o contato é longo e exige que eu esteja preparado para conseguir suavizar a situação e encontrar soluções para aquelas diferenças que surgem. O respeito mútuo pelas opiniões divergentes que cada um apresenta cria um clima de paz que favorece os entendimentos.

O pensador González Pecotche, criador da ciência logosófica nos diz o seguinte:

“Não existe uma lei que imponha o respeito, porquanto, bem se pode dizer, ele responde a uma lei natural. Em todos os tempos, o respeito constituiu o meio imprescindível que fez realizável a convivência entre os seres humanos. O homem, desde que nasce, como tudo o que se manifesta à vida no seio da Criação, deve inspirar respeito.”

Basta olhar em volta para sentirmos um grande respeito pela Criação, que generosamente põe à nossa disposição, desde que nascemos, tudo o que necessitamos para mantermos a nossa vida bio-psico-espiritual. Na parte psicológica, uma mente, uma sensibilidade; na parte física, uma fonte de alimentos, e na espiritual, o espírito com sua energia vital e eterna. Seria muito importante que todos nós demonstrássemos uma reciprocidade, uma consideração e um profundo respeito por Quem nos dá tudo isso.

Com a aplicação dos ensinamentos logosóficos na minha vida, estou conseguindo ampliar minha compreensão, o meu amor e um profundo respeito por Quem criou tudo o que existe.

O processo de evolução consciente que estou realizando me apresentou os conceitos e fundamentos das leis que regem o universo, e, através do aprofundamento dos meus estudos, assumo uma atitude de profundo respeito por cada uma delas pela lógica que contêm. Como exemplo, a lei de evolução que me faz ser melhor, a de movimento que me faz pensar e sentir com equilíbrio, a de mudanças que me faz querer uma nova vida, etc., etc.

Na realização do meu processo, encontrei muitos motivos para ficar alegre; um deles é a afirmação de que “todo o ser humano deve ter amigos”, e, para finalizar, nos diz ainda González Pecotche:

“Em toda amizade se deve cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.”