Você é inteligente? Por quê?

O que é a inteligência para você?

Quando é que consideramos, ou não, alguém inteligente?

Com certeza você já ouviu várias respostas diferentes para essas perguntas e também várias definições.

Se todo ser humano foi dotado de uma inteligência, por que alguns a usam melhor e com mais frequência que outros?

Por que algumas pessoas consideradas inteligentes cometem, às vezes, atos extremamente imaturos?

E os gênios que, como sabemos, foram pessoas de difícil convivência e extremamente limitados em outras capacidades e habilidades?

Segundo a concepção logosófica a inteligência é o conjunto de todas as faculdades da mente que podem ser conhecidas e desenvolvidas.

As faculdades de entender, refletir, memorizar, intuir, imaginar, observar, pensar, faculdade da razão e várias outras, reunidas num grande laboratório central que, conectado à nossa consciência – uma grande arca de conhecimentos e sentimentos -, governa nossa vida inteligente.

Quando exaltamos uma faculdade, em detrimento das outras ou quando atuamos isoladamente com apenas uma delas, produz-se um desequilíbrio, daí a explicação para os incompreendidos gênios.

Como ciência, humanista que é, a Logosofia oferece os elementos e um método de estudo e prática que possibilita ao ser humano o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento de suas capacidades que o leva a evoluir rumo à perfeição.

No estudo e prática dos conhecimentos sobre a inteligência, por exemplo, poderemos alcançar o verdadeiro equilíbrio em nossas atuações, evitando cometer tantos erros.

Sempre me considerei um ser medianamente inteligente que conseguia, quase sempre, alcançar o que planejava, mas, ao mesmo tempo, me surpreendia tendo atitudes não inteligentes, que tantas infelicidades me causaram.

Só depois que tomei contato com os conceitos sobre pensamentos, faculdades da inteligência e sensibilidade, dentre outros, pude entender o que acontece.

Conhecer não significa dominar. Podemos conhecer um vírus, mas combatê-lo e ter a cura definitiva constitui um grande e instigante desafio diário.

Ter como desafio diário ser cada dia mais consciente e inteligente, no sentido mais amplo, deu um outro sentido à minha vida.

Eu mesmo como o principal tema de estudo. Que alegria!

Que tal aceitar o desafio de se conhecer melhor e aperfeiçoar a sua inteligência para desenvolver todo o seu potencial?