Aperfeiçoamento

Sobre a Timidez

março de 2023 - 3 min de leitura
Aperfeiçoamento

Sobre a Timidez

março de 2023 - 3 min de leitura

Você é tímido? Eu era.

Alguma vez em sua vida você já sentiu vergonha e se calou, por achar que o que iria dizer era pouco interessante, ou teve temor em um ambiente onde não conhecia as pessoas presentes, ou, ainda, em sua adolescência, não teve a valentia suficiente para falar com a menina que chamava sua atenção? Pois é, esse complexo de vergonha, temor e covardia é a timidez. Tenho descoberto que há como superar isso com a prática do estudo logosófico.

A Logosofia é a ciência da evolução consciente — é movimento, atividade, dinamismo e estímulo para a busca por mudança.

Mas, por que mudar, e o que preciso mudar? Mudar por mudar não é nem racional nem sensato, não é mesmo? E é lógico que a mudança deve ser sempre para melhor.

E o que já se possui, será que pode ser ampliado? As respostas eu venho descobrindo, sem a pressão do critério alheio. A Logosofia me tem oferecido elementos e condições para encontrar dentro de mim mesmo as respostas. O método logosófico de conhecimento de si mesmo, de conhecer o próprio interno, é muito interessante. A pessoa vai apresentando-se a si mesma, de acordo com a própria capacitação.

Quando comecei a estudar Logosofia, uma característica negativa que encontrei em mim foi a timidez. Em qualquer situação frente a desconhecidos, a mente ficava como que travada e as palavras como que sumiam. Recordo que, certa vez, fui trabalhar em uma empresa e fui apresentado ao seu corpo técnico. A mesa estava cheia, e eu coincidi de sentar-me ao lado do gerente geral; as apresentações começaram e eu seria o último a falar. À medida que ia chegando minha vez, ficava cada vez mais apavorado.

Sim, o que eu sentia era temor. Nem me recordo do que falei; só sei que fui motivo de chacota de alguns colegas durante um tempo. Ouviria eles comentarem: “Viram que vexame o novo funcionário? Não sabe nem falar…” Senti vergonha. Quem já passou por isso sabe do que estou falando.

Ao estudar sobre a timidez, descobri que ela é uma deficiência psicológica que abate o ânimo e dificulta o relacionamento com os demais. Senti alívio ao saber que este pensamento poderia ser eliminado. Aprendi sobre suas características e o método para o extirpar. Vi a mim mesmo refletido nos estudos: estava estudando minha própria vida. Só isso não bastou, é óbvio — o trabalho tem sido constante.

O método logosófico pôs-me em contato com um ambiente de afeto, respeito e estudos orientados. Um ambiente em que todos têm a coragem de querer ser melhores do que são. Outra característica do método é que ele não é um método milagroso, mas científico, levando-me a experimentar o que estudo e estudar o que experimento.

A Logosofia me tem mostrado o caminho para esse trabalho interno, os recursos de que disponho para sua realização e as técnicas para utilizar esses recursos. Parece difícil? E é, pois exige de mim grandes doses de empenho e esforço! Mas os resultados vêm deixando-me muito feliz.

Muitos creem que vencer a timidez é impossível. Tenho comprovado que não.


Um pensamento de

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

Por que desejar o descanso eterno e para quê viver esperando por ele? Neste artigo, a autora Mayra Araújo reflete sobre como via o trabalho como castigo, aguardando ansiosamente férias e feriados. ...

Aperfeiçoamento

Deficiências Psicológicas: uma parte do conhecimento de si mesmo, por Flavia Aigner Pan | Logosofia

Já aconteceu de alguém apontar um traço negativo em sua forma de agir, e, após refletir, você percebeu que essa pessoa poderia estar certa? Neste episódio, Flávia explora as deficiências psico...

Aperfeiçoamento

A ciência de evoluir por escolha própria, por Jaqueline Miotto e Luiz Alberto Paludo | Logosofia

O ser humano é o único ser com a prerrogativa de evoluir por própria determinação. Mas como? Neste episódio, Jaqueline e Luís Alberto falam sobre algo que todo ser humano sonha em alcançar: Tr...