A minha infância e adolescência foram marcadas por muito temor. Fui um adolescente medroso e inseguro que diante das dificuldades não sabia como superá-las. Esse estado interno incipiente se propagou até a fase adulta. Não entendia as razões dessa incapacidade e por que tinha tão pouca confiança em mim mesmo.

Recordo que vivia em um ambiente de muitas crenças, preconceitos e superstições. Percebia nas pessoas ao meu redor um estado geral de incerteza quanto ao futuro. Por diversas vezes, vi os adultos inseguros e incapazes diante de situações simples. Outras vezes os vi se desesperarem por muito pouco, demonstrando um descontrole mental sem justificativa aparente.

Assim, tornei-me um adulto cheio de medos, sem confiança em mim mesmo e sem recursos para enfrentar os desafios da vida. Muitas vezes, entreguei ao acaso decisões importantes pela crença que poderia receber a ajuda providencial de terceiros, que de modo geral não chegava.

Ao conhecer a Logosofia, uma ciência que ensina ao homem a conhecer a si mesmo, seus recursos e possibilidades, essa situação começou a mudar.

A descoberta de uma nova vida

Ao ser apresentado à concepção biopsicoespiritual do ser humano, descobri uma nova realidade:

  • uma mente e suas faculdades;
  • um sistema sensível e uma sensibilidade que atua como um radar psicológico, auxiliando-nos a perceber realidades antes mesmo que a inteligência possa suspeitar delas;
  • e um espírito individual, que dá a prerrogativa de perpetuidade à vida humana.

Com isso, passei a conhecer melhor a mim mesmo, os recursos de que dispunha e como eles poderiam me ajudar a superar deficiências e cultivar virtudes, essenciais para conduzir a minha vida com mais consciência, sendo dono dos meus próprios atos.

Como os conceitos logosóficos têm natureza superior, sua prática em minha vida tem me transformado em um novo ser, confiante em mim mesmo e capaz de construir, com segurança, meu próprio destino.

Conhecendo a verdadeira liberdade

O temor oprime, inibe a vontade e torna o ser inseguro, mesmo diante das situações mais simples, especialmente quando se precisa tomar alguma decisão na vida, por mais irrelevante que seja. Já o conhecimento liberta, ilumina a inteligência e a sensibilidade, promove estímulos e cria as energias necessárias para se atuar, superando dificuldades e adversidades; o conhecimento gera o valor!

A Logosofia me proporcionou trocar o temor pelo valor e me tornar dono dos pensamentos que habitam a minha mente, criando defesas e gerando confiança. Aprendi a pensar, não apenas em coisas do meu cotidiano, mas, sobretudo, em aspectos transcendentes da existência humana.

A ciência logosófica ensina para a vida; prepara o ser humano para construir sua própria herança sendo melhor hoje do que foi ontem e, assim, sucessivamente. Ensina o homem a conhecer a si mesmo e a desvendar os mistérios que a vida e a existência humana encerram.

Assim, ao aperfeiçoar a minha condição de ser humano, passo a fazê-lo em todas as dimensões da minha vida, construindo um futuro melhor e mais feliz.