Aperfeiçoamento

Uma vacina, um antídoto

maio de 2024 - 3 min de leitura
Aperfeiçoamento

Uma vacina, um antídoto

maio de 2024 - 3 min de leitura

Há um tempo trabalho num laboratório de análises em que uma das atividades inclui a luta contra as endemias. A minha atividade profissional estende uma ponte entre o paciente e o médico através da precisão dos resultados dos exames.

O ambiente oferece uma base de experiências e conhecimentos. Estratégias, coleta de dados e planejamentos são essenciais para a equipe.

Certo dia, quando foram registrados vários casos de dengue na cidade onde moro, observei muitos pensamentos de temor entre as pessoas que procuraram o laboratório, o que é natural e compreensível. Foram inúmeros exames! Não foi fácil lidar com tal adversidade, já que ainda não dispúnhamos de vacinas.

Eu me perguntei: como eu poderia colaborar naquele momento do pico da doença? Qual seria o melhor plano? E o que poderia extrair daquela experiência para a vida, num ambiente de trabalho?

Recordei-me de um artigo que dizia que a população de um país asiático se propôs a dedicar 15 minutos por dia para identificar e eliminar os focos do Aedes aegypt – o mosquito transmissor da dengue. E o resultado foi maravilhoso, diminuindo os casos da doença por lá. Atitudes simples, resultados das experiências e observações do meio onde vivem.

No nosso caso, procuramos informar a comunidade sobre os cuidados necessários, fizemos mutirão de limpeza em lotes vazios e quintais, além de intensificar a liberação dos laudos. A comunidade entendeu o propósito, colaborou e conseguimos controlar a doença.

Fiquei feliz com o resultado do trabalho realizado. Percebi a força do conjunto em uma ação planejada e bem executada.

Há alguns anos, tenho um laboratório individual onde pesquiso e me preparo para atuar melhor em todos os campos da minha vida. A base é a ciência logosófica. Os ensinamentos contidos na bibliografia de estudo são como antídotos que me deixam mais forte frente às dificuldades e me levam a encontrar as melhores soluções, através de um processo de evolução consciente. O exercício e a prática nesse laboratório individual conduzem ao conhecimento de mim mesmo, a partir, entre outras coisas, da análise precisa dos pensamentos.

O esforço, o empenho e a constância na aplicação do método de ensino são como vacinas que me protegem, criando, por exemplo, defesas contra pensamentos negativos. Combater a inércia e a falta de vontade, para mim, são metas para a vida toda. E um dos princípios que tenho seguido é: estudar o que experimento e experimentar o que estudo.

Aprendo, também, nesse laboratório individual, que “há um estímulo grandioso que move a vida humana. Esse estímulo é seu fim, é sua meta, é o todo; esse estímulo é o que a incita continuamente à busca do saber, do conhecimento.” (do livro Bases para sua Conduta).

Sendo assim, nos laboratórios da vida, compreendo que as melhores vacinas – ou o melhor antídoto – eu conquisto por meio do saber e do conhecimento, com atitudes simples e estratégicas, na busca dos melhores resultados rumo à saúde física e espiritual.

Na minha experiência, o processo de evolução consciente, que a Logosofia ensina a realizar, pode imunizar contra muitos males que acometem a humanidade. Seu método científico — que inclui conhecer a si mesmo e aplicar o que se aprende — é uma lição eficaz para o aperfeiçoamento da própria vida.


Um pensamento de

 Danilo José Ulhoa
Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Ainda estou colecionando conhecimentos como quem coleciona borboletas?

Neste artigo, a autora traz o que tem aprendido sobre a diferença entre se ilustrar com um conhecimento e a aplicação à sua própria vida

Aperfeiçoamento

A Consciência Insubornável e Insugestionável: Um Ensaio sob a Luz da Logosofia

Já pensou enfrentar o estudo da consciência em todos os seus aspectos? Em qualquer dessas acepções a consciência não se suborna nem se sugestiona. Somente no estado de barbárie é possível sug...

Aperfeiçoamento

Um gato na tela

Por força da pandemia, as reuniões pela internet se tornaram necessárias, naqueles difíceis momentos…Quem precisou deste recurso, teve de se adaptar, para conseguir trabalhar, estudar e dar ...