Vamos pensar juntos sobre esta pergunta? Ao final do artigo, veremos o que você acha.

Não vamos tratar aqui da fase da infância, quando nossos pais ou aqueles que cuidam de nós definem o que podemos ou devemos fazer. Vamos à fase adulta, quando, naturalmente, já deveríamos ser independentes, donos do “próprio nariz”, como costumamos dizer, o que, na verdade, significa “donos da própria vida”.

O que seria ser dono da própria vida?

Seria controlar essa vida?

Ser independente, ter liberdade para pensar e fazer o que quer?

Até aí, tudo bem. Mas não apenas isso.

Você já fez algo que não queria fazer? Penso que todos nós responderíamos que sim. Ou falamos de um jeito que não queríamos, ou tomamos uma decisão que não era a que tínhamos pensado, e vai por aí…

Mas, se não queríamos, por que o fizemos?

Vem aí um conceito muito original da Logosofia e que pode mudar a nossa vida: o conceito de pensamento. Para a Logosofia, pensamento é algo autônomo, com vida própria e que, se não temos conhecimento sobre eles, podem controlar nossas atuações equivocadas ou acertadas, mas sem que tenhamos consciência de que são eles que estão no comando.

Ao conhecer os pensamentos e como atuam, podemos decidir se realmente queremos ou não atuar desta ou daquela forma. Vale a pena conhecer mais, nos livros de Logosofia, sobre esse importante conceito! (*Ver livro Logosofia Ciência e Método, lição IV, Carlos Bernardo González Pecotche).

Então, afinal, quem controla a minha vida? A sua vida?

Penso que a resposta caberá a cada um de nós! Vamos pensar sobre isso?