Aperfeiçoamento

Para que ter defesas mentais?

outubro de 2025 - 2 min de leitura
Aperfeiçoamento

Para que ter defesas mentais?

outubro de 2025 - 2 min de leitura

Escutamos com frequência sobre a importância de evoluir e de sermos melhores para nós mesmos e para os outros. Mas a grande pergunta é: 

 

Como fazê-lo de forma eficaz? 

 

Basta querer?

 

Como ter uma mente atenta o suficiente para não sofrer desvios?

 

É sabido que somos continuamente influenciados pelo meio que nos rodeia: pensamentos de amigos, de familiares e notícias dos meios de comunicação. Não raro, somos acometidos por pensamentos que não são nossos, mas que parecem ser ao ocupar nossa mente. Esses pensamentos podem ser nocivos ao nosso processo de evolução, responsáveis por atitudes ruins, pela perpetuação de hábitos infrutíferos e por nutrirem deficiências mentais que respondem por boa parte da nossa infelicidade. 

 

Entender os mecanismos mentais é compreender essa engrenagem perfeita do Criador, que nos concedeu uma infinidade de possibilidades de superação individual. A mente funciona como uma casa que pode ser habitada pelos mais diferentes tipos de pensamentos e, para que opere em sua plenitude, precisa de habitantes úteis e alinhados ao seu propósito. Ter consciência do estado da nossa mente e dos pensamentos que a habitam é de fundamental importância para iniciarmos o processo de depuração mental daquilo que já não nos interessa, abrindo espaço para pensamentos úteis e propósitos elevados. 

 

Defesas mentais

 

Defender-se mentalmente envolve ter atenção plena aos pensamentos que habitam nossa mente e também àqueles, vindos de fora, que querem adentrar nossa casa mental. Praticar a observação consciente é um passo importante para conseguir frear o influxo de pensamentos externos e internos. Selecionar pensamentos de propósito elevado é conduzir-se a atitudes que refletem uma conduta elevada.  

 

Em um mundo de rápidas transformações e de acesso ilimitado a uma grande diversidade de informações, é fundamental manter a atenção. Existem inúmeras distrações que podem nos afastar do propósito de superação e elevação individual. 

 

Defender-se mentalmente envolve frear os pensamentos que não colaboram com esse processo, ser enérgico e assertivo consigo mesmo diante de condutas inadequadas e recolocar-se, quando necessário, de maneira digna e íntegra. 

 

O caminho do bem só pode ser trilhado por uma mente vigilante, disposta a proteger-se das maldades e ávida por seguir com firmeza os rumos do bem.  


Um pensamento de

 Isa Maria Jordão
Isa Maria, nascida em Goiânia, casada, dois filhos, medica oftalmologista formada pela UFG. Iniciei os estudos logosoficos em Goiânia, na Sede Aeroporto e atualmente resido em São Luís/MA, vinculada à sede de Teresina/PI.

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

Por que desejar o descanso eterno e para quê viver esperando por ele? Neste artigo, a autora Mayra Araújo reflete sobre como via o trabalho como castigo, aguardando ansiosamente férias e feriados. ...

Aperfeiçoamento

Deficiências Psicológicas: uma parte do conhecimento de si mesmo, por Flavia Aigner Pan | Logosofia

Já aconteceu de alguém apontar um traço negativo em sua forma de agir, e, após refletir, você percebeu que essa pessoa poderia estar certa? Neste episódio, Flávia explora as deficiências psico...

Aperfeiçoamento

A ciência de evoluir por escolha própria, por Jaqueline Miotto e Luiz Alberto Paludo | Logosofia

O ser humano é o único ser com a prerrogativa de evoluir por própria determinação. Mas como? Neste episódio, Jaqueline e Luís Alberto falam sobre algo que todo ser humano sonha em alcançar: Tr...