Você conhece o termo “céu de brigadeiro”?

Esta é uma expressão que surgiu na década de 50, e que significa um céu sem nuvens no horizonte. “Brigadeiro” porque se refere a um cargo militar de alta patente, que pilota quando não há o perigo de alguma surpresa desagradável à vista.

No Brasil, temos o privilégio de contemplar este céu a maior parte do ano, por sermos um país tropical, mas o mesmo não acontece nos países de clima temperado, onde um céu azul não é uma realidade em todos os meses do ano.

Conheci um canadense que mudou para o Brasil e sempre manifestava surpresa ao acordar e ver o tal céu de brigadeiro. E, com expressão de abundância, dizia: Céu azul de novo?! E assim aconteceu por quase todos os 365 dias no seu primeiro ano de vida aqui no Brasil.

Fazendo uma analogia com a experiência do canadense, eu me pergunto sobre o céu das minhas emoções internas, ou seja, vivo internamente a mesma realidade de um país tropical? Céu claro e azul a maior parte do ano?

O céu também tem seus dias nublados…

Percebo que, durante o dia, vivo várias situações que nublam os meus pensamentos ou sentimentos. São situações diárias que me levam a viver uma tempestade interna, com tormentas e trovoadas. Tempo fechado. No entanto, diferente do tempo atmosférico, tenho condições de modificar o “mau tempo” do meu estado interno. Como? Identificando pensamentos e situações que me levam à tristeza. Esse é um dos exercícios que faço, valendo-me dos meus estudos logosóficos.

Observo que existe, na natureza humana, uma tendência maior à tristeza em comparação a que existe para a alegria. A que se deve? Tenho compreendido que permanecer alegre demanda uma decisão e uma conquista que se iniciam dentro de mim, enfrentando os pensamentos que querem minar a minha alegria e o meu bem-estar.

Comprovo que a alegria é uma força que impulsiona a vida e nos defende de muitos males que estão à nossa volta. Por isso, mantenho o meu estado interno em constante vigília do tal “mau tempo” e percebo que, quando equilibro a minha mente com meus sentimentos, consigo espantar as nuvens cumulonimbus que querem nublar a minha alegria de viver.

Um destes sentimentos, o que mais me ajuda a manter o meu estado interno de “céu de brigadeiro”, é o sentimento de gratidão. A gratidão pela oportunidade de viver e pelas pequenas e grandes coisas da vida, motiva-me a manter o meu estado interno

em condições favoráveis para vislumbrar horizontes mais belos, calmos, e, assim, poder traçar rotas e percursos mais seguros e felizes.

E então, como está a sua previsão de tempo para hoje?