Deus

O que fez o jovem se distanciar de Deus?

junho de 2025 - 4 min de leitura
Deus

O que fez o jovem se distanciar de Deus?

junho de 2025 - 4 min de leitura

É inegável que o futuro de um povo, de uma nação, depende da formação de sua juventude.

Cada povo, cada país, configurado pela sua formação étnica e geográfica ao longo do tempo, foi educando seus jovens conforme suas preferências, caracterizando-os em suas linhagens para que se tornassem expoentes em diversas áreas que os distinguissem e sobressaíssem, seja na arte, na política, na filosofia ou em qualquer outro ramo do saber.

A Grécia e o Egito antigos, berços de nossa cultura e civilizações grandiosas, despertaram multidões com seus pensamentos. O que ensinavam aqueles senhores detentores de grande saber? Será necessário investigar ou simplesmente seguir a trajetória dos pensamentos que moldaram a mente desses sábios? Sabemos que muitos pensadores, heróis, iluminados e filósofos, com suas obras e feitos, honraram toda a humanidade. Todos eram jovens que surgiram dessas civilizações e, através de sucessivos esforços, geração após geração, superavam-se para deixar aos povos da Terra sua sabedoria máxima.

Assim foi que, no continente europeu, novas auroras foram despertadas, beneficiadas por esses conhecimentos, e novas culturas espalharam-se por toda a região da Europa, contribuindo de maneira magna para o surgimento da cultura ocidental.

Com isto, queremos dizer que a ilustração comum e os conhecimentos gerais proporcionaram ao jovem aprendiz uma cultura sólida, que o habilitava a mover-se dignamente dentro das escolhas que fizera, e a desenvolver-se gradualmente na ciência ou no estudo. Havia, ainda, uma cultura que o distinguiu e o elevou, despertando aptidões que puderam servir à humanidade.

Fica claro que o jovem necessita de conceitos importantes que orientarão sua vida. Os conceitos são a base de tudo. Compreender seu papel dentro da Criação é fundamental, sabendo que cada indivíduo deve cumprir uma função específica na sociedade, contribuindo para uma condição humana mais justa e feliz. Os objetivos devem transcender o comum, mediante uma ajuda mútua na superação, com o intuito de encontrar e reintegrar os fragmentos da nossa essência que se encontram dispersos dentre os outros.

Respeitar as Leis que regem o universo é fundamental para evitar faltas e erros, para não se desviar do caminho da superação humana. Conhecer a Deus através de suas Leis torna o ser humano digno, evidenciando-o como o rei da Criação. Contudo, para alcançar essa condição, é necessário um conhecimento que o eleve: o conhecimento de si mesmo, do seu mundo interno, do mundo mental, sensível e instintivo. Esse é o caminho para a evolução. A rebeldia é o resultado da incompreensão do seu papel dentro da Criação. Existe uma escola de adiantamento mental que trata desse estudo, que lhe dará segurança e confiança para andar pelo mundo.

Na sua trajetória escolar vai aprendendo, por meio da socialização, a aplicar os conhecimentos que lhe permitirão realizar sua escolha profissional. Dentro de sua capacidade incipiente, aprende a se desenvolver, sempre sob os cuidados dos adultos, sejam educadores, responsáveis e orientadores espirituais, entre outros.

Ao entrar na fase das mudanças físicas, psicológicas e espirituais, começa a encontrar as adversidades. Pode-se dizer que essa é uma fase desafiadora, onde muitos jovens se desviam, seduzidos pelas ilusões naturais da idade. A imaginação começa a atuar com força, daí, a importância do preparo mental, psicológico e espiritual, que vai lhe dar uma maior condição de não embarcar de corpo e alma no desvio. A imaginação o faz ir de um lado para outro, faltando-lhe um direcionamento claro para conduzir sua vida com acerto, sem desviar de seu objetivo superior. Daí a relevância de um estudo como o logosófico, que aborde essa questão de forma profunda e orientadora.

Outro dia, conversando com uma sobrinha, ela confessou que eu havia sido uma peça importante na sua trajetória de vida. Quando era muito jovem, ela estava absorvida pelas diversões, sem comprometimento nem responsabilidade. A vida a levava de um canto para o outro. Era conduzida por pensamentos inúteis. Recordou-me que eu lhe havia dito que não deveríamos nos vitimizar, que éramos os protagonistas de nossas vidas. Eu a orientei a não desperdiçar seu tempo só com diversões, mas a dar um direcionamento a sua vida que a levasse a um futuro melhor, sob a sua própria vontade, e não dos pensamentos alheios ao seu pensar e

sentir. Tudo isso somado ao seu querer dar-lhe-ia a firmeza para buscar o conhecimento e jamais deveria achar-se incapaz, pois Deus a colocou no mundo por uma razão e caberia a ela descobrir.

A alegria de ter sido alguém que ajudou outro ser a encontrar seu caminho inspirou-me a escrever este texto, baseado em um ensinamento logosófico.

Deus fez o homem para que se encontre através da evolução; encontrar Deus é compreender sua Criação, compreendê-lo sobre todas as coisas que tomam contato com sua consciência, colaborar na grande ajuda mútua, para que cada um ache seus fragmentos perdidos pelo mundo, aqueles que faltam à figura humana para ser completa, ou seja, semelhante ao Criador! p. 192


Um pensamento de

 Ivonete Pereira de Olinda
Professora, estudante de Logosofia desde 15/11/1975

Você também pode gostar

Deus

Toda Criação tem um Criador? Por José Augusto Parreiras de Oliveira e Vera Escorsin | Logosofia

Todo criado tem um criador? Como podemos comprovar isso? Nesta entrevista, José Augusto conversa com Vera sobre esse tema, trazendo o resultado das suas investigações acerca do conceito logosófico...

Deus

Deus é ciência

Quantas pessoas procuram sobre Deus, tentando defini-lo e encontrar um caminho em sua direção! Isso aconteceu com Maria Helena, que retrata no artigo “Deus é Ciência” uma importante descoberta...

Deus

Os segredos da natureza

Quais são os segredos da natureza? Neste artigo, Maria de Lourdes Rosa relata uma experiência vivida no ambiente escolar em que, através da observação da natureza, tem aprendido a cultivar valore...