É muito comum, quando menciono a Logosofia numa conversa, as pessoas me perguntarem: O que é mesmo isso?

A Ciência Logosófica contém os elementos necessários para formar uma nova civilização. Está embasada em conceitos e valores sólidos e transcendentes, cujas projeções atendem às aspirações superiores mais antigas do ser humano.

A partir desta consideração, meu propósito é apresentar a parte dessa verdade que sou capaz de compreender e praticar em minha vida.

Cada ensinamento é uma diretiva para penetrar em si mesmo, oferecendo elementos para a construção de um novo ser.

Os ensinamentos logosóficos devem ser estudados e aplicados a partir de seu método próprio, de forma individual, na intimidade do ser humano. Cada ensinamento é uma diretiva para penetrar em si mesmo, oferecendo elementos para a construção de um novo ser, que acontece em processos sucessivos de evolução consciente.

“O método logosófico se configura com caracteres próprios, tanto em sua força construtiva como em sua aplicação. Seu ensaio começa a portas fechadas, isto é, no interior do ser humano.” Livro: O Mecanismo da Vida Consciente, pág. 59.16ª ed. 2015, Ed. Logosófica

Não é uma leitura a mais, e sim uma leitura que se conecta com minha vontade de ser melhor a cada dia.

Um dos principais sinais da nova cultura em minha vida é a familiarização com a terminologia logosófica. Ao estudar, sou capaz de unir o meu sentir com o conceito de cada palavra. Não é uma leitura a mais, e sim uma leitura que se conecta com minha vontade de ser melhor a cada dia.

Um estudo que leva os resultados para a vida

Os resultados colhidos com o estudo realizado contam com a participação das faculdades da mente, principalmente as de pensar e observar, levando-me a identificar, tanto em meu interno como em minhas atitudes, a prática do elemento extraído da leitura, necessário à mudança que anelo promover em mim.

À medida que caminho neste processo evolutivo, observo que os elementos assimilados na etapa anterior me encontram com uma nova identidade e mais segurança nos meus atos; isso se dá em razão dos conhecimentos que fecundaram minha mente, tornando-me mais feliz e confiante em tudo o que passo a realizar.

Somando-se a este exercício diário individual, posso contar com uma escola para a prática do estudo no coletivo — outra particularidade do método desta ciência. Nas diversas atividades que participo, confronto com os demais estudantes os resultados e as compreensões obtidos a partir de cada tema, num ambiente onde reinam o respeito e o afeto.

É uma reeducação que apresenta muitos desafios; o principal deles é tornar os objetivos da minha vida mais claros.

De modo geral, é uma reeducação que apresenta muitos desafios; o principal deles é tornar os objetivos da minha vida mais claros, com a segurança de saber onde vou chegar.

O estudo, e, principalmente, a prática dos ensinamentos, resultam, entre outras coisas, na identificação das minhas características, e esse conhecimento me propicia lutar contra deficiências que vou descobrindo no esforço para aperfeiçoar meu modo de pensar e de atuar.

Os resultados que destaco a seguir já são realidades que observo a partir da aplicação do método em minha vida, que me possibilitam criar pensamentos e sentimentos afins ao aperfeiçoamento. Cito, como exemplos, a considerável diminuição das oscilações temperamentais, uma maior consciência no uso das palavras, traduzidas em expressões cordiais que tanto favorecem a convivência, estimulam e agradam ao espírito e me remetem ao que é permanente.

Reeducação da vida psicológica

Neste caminho, ao me comparar com o ser que eu era antes de iniciar os estudos logosóficos, percebo a reeducação da minha psicologia e desfruto dos benefícios do meu campo mental, onde agora transitam pensamentos e sentimentos que me permitem ser exemplo de uma vida construtiva.

Estudando e praticando o método logosófico, aprendo a conhecer, a cultivar e a cuidar do meu mundo interno.

Esta nova vida gera em mim um sentimento de gratidão que me fortalece e nutre meus dias com a confiança em um futuro melhor, onde, ao amparo da lei do tempo, dou cumprimento às responsabilidades das vidas familiar, social e profissional. Assim, estudando e praticando o método logosófico, aprendo a conhecer, a cultivar e a cuidar do meu mundo interno.

Além da lei do tempo, pelo método logosófico, tive a oportunidade de conhecer outras leis universais, especialmente as mais vinculadas à regência da vida humana. Dentre elas, quero destacar as leis de evolução, de herança, de causa e efeito, e de correspondência. Nelas encontrei chaves para atuar com mais serenidade, sensatez para fazer minhas escolhas, e tranquilidade no encaminhamento de minhas decisões.

Enfim, com os poucos exemplos mencionados, sou testemunha da realidade de uma nova vida que emerge da prática desta ciência transcendente, onde me capacito para usar, da forma mais elevada possível, os recursos mentais e sensíveis com que o Criador me contemplou e que me tornam um ser humano mais consciente e feliz.