Meu espírito está sempre inclinado para o grande, o belo, o justo e o que está além do meu entendimento. O universo é assim também e, por isso, meu espírito vê-se atraído até ele, impulsionando-me a aproximar-me de sua grandeza e de seus mistérios.
Ele convida a sentir-me parte deste grandioso universo, impelindo-me a buscar nele respostas para minhas indagações. Sinto o universo também como fonte de encantamento que me oferece motivos para que eu possa repensar minha vida.
Tenho a impressão de que, à medida que as conquistas materiais foram avançando, fomos afastando-nos desse universo tão grandioso.
Recordo, quando criança, de minha família reunida na porta de casa olhando o céu. Minha mãe buscava compreender o significado do céu, da lua e das estrelas. Ela mostrava-nos a constelação do Cruzeiro do Sul, as Três Marias e a Estrela-D’alva.
A Logosofia convida-nos a buscar no universo respostas para muitas de nossas indagações e inquietações. Ensina que no universo tudo se move, sendo sua atividade incessante. A Terra realiza seu movimento contínuo de rotação através de seu próprio eixo e de translação ao redor do sol. Saber sobre esses movimentos motiva-me a ser mais ativo e constante na minha vida, contribuindo assim para a perpetuação dos sentimentos de bem, respeito, tolerância, amor e paz.
A Logosofia ensina, ainda, sobre o meu universo interno, onde a atividade também se processa continuamente. Posso observar essa atividade nos pensamentos que se movem dentro de minha mente e nos sentimentos que transitam na minha sensibilidade. Os ensinamentos logosóficos também se movimentam e, à medida que são sentidos e experimentados, incorporam-se à minha consciência, direcionando minha conduta.
Quanto mais ensinamentos consigo sentir e experimentar, mais minha consciência amplia-se, projetando luz nesse universo interno e revelando seus recursos e mecanismos. É semelhante aos grandes telescópios que, ao expandir nossa visão do universo, evidenciam cada vez mais longe e com maior precisão os recursos e dispositivos universais.
Tenho aprendido que, no universo, tudo se realiza por meio de processos bem definidos e precisos. Nada acontece aos saltos, e o mesmo deve ocorrer no meu universo interno.
Os conhecimentos logosóficos têm ajudado-me a acalmar minha mente e a cultivar a paciência ativa, que consiste em não esperar a conclusão bem-sucedida de um processo sem realizar o esforço correspondente. Eles incentivam-me a buscar os meios necessários para alcançar o sucesso em meus objetivos.
Aplicando e experimentando os ensinamentos logosóficos, tenho conseguido compreender melhor o meu universo interno, descobrindo a grandeza da vida, sua continuidade através do tempo e a identificar na sua arquitetura o resultado da ciência da Criação.