Através da reflexão podemos extrair, de tudo que nos propusermos a observar, algo útil para a nossa vida.

Venho aprendendo com a Logosofia que a reflexão é um poder, porque leva a examinar sem mesquinhez as próprias atuações, a corrigir os defeitos e erros e a emendar a conduta toda vez que seja necessário.

Tenho vivido muitas experiências e vivências onde constato o poder que tem a reflexão, como quando a utilizamos para frear os ímpetos e as precipitações, ou quando a combinamos com a paciência, a tolerância e a serenidade.

A reflexão afasta pensamentos que tiram a serenidade porque enquadra a situação que se está vivendo na realidade.

Estava no metrô quando senti um mal-estar, um receio, um medo infundado. Olhei ao redor e não consegui identificar uma causa evidente. Aproveitei então para praticar a reflexão. Ao tentar responder as primeiras perguntas que me ocorreram a respeito do ambiente externo e do meu ambiente interno, percebi claramente o pensamento de temor fugir da minha mente e juntamente com a diminuição da minha imaginação, a serenidade voltar ao meu interno. A reflexão fez enquadrar a situação de medo na realidade, pois não havia uma causa aparente que justificasse aquele temor.

Podemos comprovar a importância da reflexão nas diversas situações de nossas vidas.

Certa vez, dei-me conta de que eu era dominada por um pensamento negativo que exercia forte pressão sobre a minha vontade e não me deixava parar de fumar. Me sentia escrava do vício de fumar.

Pensei que seria uma ótima oportunidade para colocar em prática os ensinamentos logosóficos sobre a realidade dos pensamentos e confirmar o poder da reflexão.

Seguindo as recomendações do método logosófico formulei um plano tendo como objetivo dominar o pensamento que dominava a minha vontade e, assim, parar definitivamente de fumar.

Estabeleci como primeira norma a seguir o estudo sereno e continuado de ensinamentos sobre pensamentos, vontade, exercício da observação, da atenção e da reflexão.

E como segunda norma decidi que todas as vezes que eu fosse acender um cigarro eu deveria realizar uma reflexão sobre aquele ato. Deveria formular perguntas do tipo, posso ficar abanando a fumaça para não prejudicar os demais e não me importo em prejudicar a mim mesma? Ou, como posso afirmar que sou dona de minha vontade se não consigo dominar um pensamento. Foram muitas reflexões que realizei cada vez que me flagrava acendendo um cigarro.

Durante a execução desse plano aprendi muito sobre mim mesma, aumentei as minhas convicções e conhecimentos sobre pensamento, vontade, poder da reflexão e do pensar. Constatei, principalmente, a força do afeto para comigo mesma e para com as pessoas que eu não queria prejudicar com meus atos, o que me fez sentir uma sensação de liberdade e felicidade muito grande, porque no final de três meses consegui dominar o pensamento e parei definitivamente de fumar.

A reflexão pode ser, também, determinante no sucesso de nossas opções e no alcance dos nossos objetivos.

Estava determinada a aceitar um cargo no meu trabalho que me traria vantagens financeiras, mas que eu teria que residir em outra cidade muito distante da que eu morava.

Dias depois, refletindo sobre aquela opção, percebi que o que estava me levando a aceitar aquela proposta, era a vantagem financeira e tudo que eu imaginava fazer com aquele benefício. Vi que eu estava me deixando levar pela imaginação que tentava me iludir com imagens fantasiosas e me afastar da realidade dos propósitos de valor que eu já vinha colocando em execução. E que se eu fosse morar em outra cidade não seria possível alcançá-los.

Eu não podia aceitar aquela proposta sem uma reflexão e sob a influência da imaginação. E bastou uma pequena reflexão para perceber o que realmente tinha valor para minha vida. Recusei a proposta. Fiquei mais feliz e passei a desempenhar minhas funções com mais alegria e eficiência, o que me levou, posteriormente, a um novo cargo na mesma cidade em que eu morava.

A Logosofia está me ensinando a enfrentar a vida com serenidade, inteireza e reflexão. As experiências nas quais a reflexão contribui para que os resultados sejam positivos demonstram a força de um poder que aspiro um dia seja patrimônio meu, porque sei que só assim será um verdadeiro poder, porque para a Logosofia, o poder é inseparável do conhecimento.