Algo que tenho aprendido com a Logosofia foi a importância dos sentimentos em nossas vidas. A alegria, por exemplo, é uma força muito poderosa. Quando aprendemos a colocá-la em nossa mente e em nosso coração, nossa vida se transforma.

Eu já experimentei essa força em muitos momentos de minha vida, especialmente nos mais difíceis, quando me ocorreram adversidades, como, por exemplo, ao acompanhar meu pai em suas várias passagens pelo hospital, antes de seu falecimento.

O cultivo da alegria, juntamente com o da gratidão, fez-me experimentar momentos de muita serenidade em sua companhia, fortalecendo meu espírito para viver aquela situação com serenidade.

Também tive oportunidade de cultivá-la para resolver situações de conflito. Certo dia, eu queria fazer uma viagem muito importante e sabia que minha família poderia não gostar de minha ausência em casa. Então, recordando a lição do autor da Logosofia sobre criar um ambiente alegre para decidir situações difíceis, preparei um café da manhã bem agradável para o marido e os filhos.

Era um domingo ensolarado. Arrumei a mesa na varanda, colocando as coisas de que eles mais gostavam. Escolhi a música que lhes agradava, criando um ambiente alegre e divertido, propício para mentes e corações receberem a notícia sem reação.

Então, falei de minha intenção em fazer aquela viagem de estudos, algo que me agradava sobremaneira. Como não poderia deixar de ser, a receptividade foi grande. Todos ficaram felizes com a possibilidade de eu fazer a viagem que tanto desejava.

O resultado daquela experiência foi muito positivo. Algum tempo depois, fiz o curso que tanto almejava, bastante tranquila em saber que minha ausência não estava perturbando a minha família, uma vez que todos passavam momentos agradáveis e felizes em casa.