Como fazer que a gratidão seja algo natural em mim mesmo? O que fazer para que ela apareça nas horas que eu mais preciso, antes mesmo de eu cometer algum erro ou ter um conduta descolocada? Aprendemos a agradecer desde cedo, mas para fazer que este sentimento apareça antes de uma reação negativa, Luciana Galleran, Henrique Miotto Zolet e Heloísa Lorenzet, estudantes de Curitiba, contam sobre os recursos que encontraram dentro de si mesmos para cultivar conscientemente esse sentimento.
Henrique Miotto Zolet, 20 anos, acadêmico de medicina da Universidade Federal do Paraná. Ex-aluno do Colégio Logosófico da cidade de Chapecó – SC, onde nasceu e cresceu. Ingressou há dois anos na Fundação Logosófica de Curitiba – PR, onde reside atualmente.
Qual postura você costuma adotar ao ouvir um comentário negativo sobre alguém que não está no ambiente? Manter-se inerte parece mais cômodo, porém, a omissão frente à oportunidade de fazer um bem fortalece a desagregação, tão prejudicial às relações humanas. Nesse relato, é possível refletir sobre como a conciliação inspira no outro sentimentos e pensamentos como a simpatia, o afeto, a tolerância, a discrição e a bondade, além de ser um convite a uma atuação mais construtiva frente às diferenças e desafios da convivência.