Quando projetamos o futuro surgem diversos propósitos e esperamos que eles sejam realizados. Mas, a maioria das pessoas nem sempre pensa que são elas mesmas que precisam agir para que esses propósitos se realizem, não é assim? 

 

Muitas vezes, queremos um futuro melhor, com uma boa profissão, uma família formada, condições de vida mais agradáveis, e ficamos imaginando como seria bom que assim fosse. No entanto, é importante tomar iniciativas que nos levem a esse futuro que queremos viver. Nem sempre temos o conhecimento que ajuda a manter firmes os propósitos. Ficamos inertes frente ao futuro e deixamos para trás os propósitos feitos. 

 

Assim, caro leitor, você pode perguntar-se: o que devo fazer? 

 

A Logosofia ensina que querer é poder, porém é importante que esse querer seja profundamente sentido, ou seja, querer com o coração, com a consciência do que se quer e para que se quer. Esse é um segredo que deve ser conhecido por aqueles que fazem muitos planos e não conseguem realizá-los — ou os deixam pelo caminho. 

 

Construir o próprio destino é aspiração de muitos, mas essa busca depende de diversos fatores, principalmente internos, ou seja, aqueles que partem de causas que estão dentro de cada um, como a realidade dos pensamentos e sua influência na vida do ser. 

 

A Logosofia afirma que:

“A vida é um espelho onde se reflete o que o ser pensa e faz, ou o que os pensamentos próprios ou alheios o levam a fazer.” 

 

Caberia aqui outras perguntas: Como a minha vida está refletindo-se nesse espelho? Quais pensamentos estão na minha mente, influenciando minhas ações e determinando o meu futuro? 

 

Se o conhecimento e controle dos pensamentos é uma realidade, também é verdade que, aplicando esse conhecimento, cada ser humano pode voluntariamente forjar o seu destino, pois, mudando-se os pensamentos, muda-se a vida. 

 

O destino que cada um pode edificar depende do quanto consegue realizar internamente a partir do conhecimento de si mesmo, eliminando a cada dia os aspectos que inibem as iniciativas de bem e forjando o ser que quer ser no futuro.   

 

O ser é uma sucessão de seres. Desta forma, o ser de amanhã depende do que se vai construindo hoje, dos seus propósitos e inciativas de superação, atuando com valentia e segurança e prevenindo-se para que o ser de hoje não comprometa o ser de amanhã. 

 

A Logosofia apresenta uma nova perspectiva sobre o conceito de ser humano, que permite que cada um possa ser melhor e se colocar diante da vida de forma mais consciente e construtiva para si mesmo e para os que o rodeiam. 

 

E você? Está disposto a construir o seu próprio destino? 


Maria de Lourdes Campos Rosa nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É formada em Administração de empresas, Pedagogia e pós-graduada em Arte-Educação. Professora de Educação Ambiental e Artes Plásticas na Educação Infantil do Colégio Logosófico – Unidade Funcionários. Estuda Logosofia desde 1998 e colabora como docente da Fundação Logosófica na capital mineira.