A mais complexa responsabilidade do mundo é criar um filho. Junto com o filho nasce também um amor sublime. Filho é esperança, filho é futuro.
Encontrei no Colégio Logosófico um aliado a altura para realizar essa grandiosa tarefa. Os relatos a seguir são observações extraídas do que vivi ao longo dos 13 anos em que minha filha foi aluna deste colégio na cidade do Rio de Janeiro. Recordá-los é como rever um filme com final feliz.
Presenciei por diversas vezes, no ambiente do colégio, a dedicação e o afeto dos professores. O olhar estava sempre focado no ser humano, buscando saber o que faltava para completar a formação da criança e do jovem. O estímulo era dado para favorecer a confiança e a liberdade de pensar.
Algo que me chamava muito a atenção, era a correção dos erros. A correção era feita de forma discreta e oportuna, dando a impressão de não estar atuando, mas estava direcionada para o acerto.
As crianças foram crescendo, se conhecendo, vencendo as dificuldades e os pensamentos próprios da idade, envoltos em uma atmosfera de profundo respeito.
Os pais também são matriculados […] no Colégio Logosófico, pois recebem constantemente orientações e observações para aperfeiçoar a educação dos filhos
Descobri, durante aqueles anos, que os pais também são matriculados, silenciosamente, no Colégio Logosófico, pois recebem constantemente orientações e observações para aperfeiçoar a educação dos filhos e assim, para aqueles que sabem aproveitar a oportunidade, crescer juntos.
Quando participava das reuniões de pais e os objetivos do colégio eram apresentados, tais como: levar o aluno a observar a si mesmo; comportar-se bem consigo mesmo e levar a vida a sério, entre outros, eu ficava me perguntando como essa postura interna seria construída, quando iria ver minha filha e seus amigos praticando esses objetivos!
Ao longo dos anos, fui observando a ação da pedagogia logosófica na vida diária das crianças: demonstravam flexibilidade mental para se corrigirem; mantinham uma atitude respeitosa em situações de discordância; valorizavam as conquistas e as orientações dos pais e professores e observavam de forma lúcida a própria conduta.
Acompanhar esta experiência junto ao colégio me permitiu observar que a pedagogia logosófica forma consciências porque favorece o ato de pensar, gerando pensamentos puros, nascidos em um ambiente ético.
Diante desses resultados comprovei que a ação educacional precisa ser constante, como se fosse uma chuva fina, que vai lentamente penetrando na terra mental da criança. Leva-se anos para colher os frutos plantados com paciência, muita paciência, observação e afeto.
Constatei o grande poder de duas instituições: a família e a escola. Juntas, conseguem plantar valores que atuarão em benefício do próprio ser e consequentemente em benefício da sociedade.
A tarefa mais importante da educação é ensinar o ser humano a bastar-se a si mesmo através do conhecimento dos pensamentos e sentimentos.
A experiência que eu vivi foi muito gratificante. Tenho observado que partes preciosas dos professores ficaram impressas na vida de todos. Minha filha, em especial, demonstra ter parte da responsabilidade, da alegria, da disciplina e da vontade de superar-se. São valores permanentes que foram semeados, pelas mãos amorosas, na mente e no coração de todos nós.
Por tudo isso, posso afirmar que a Pedagogia Logosófica é um novo ciclo para a educação da vida e da humanidade.
A Pedagogia Logosófica é um novo ciclo para a educação da vida e da humanidade.