Esta semana fiz contato com um banco, por telefone, para resolver uma questão de pagamento virtual de um boleto da minha empresa. Talvez você já tenha experimentado algo semelhante.
Tentar resolver um problema bancário por telefone não é algo fácil, pois, muitas vezes, no meio da ligação, após um tempo longo de espera, a ligação cai e é preciso ligar novamente, tendo que contar toda a história para um novo atendente. E foi o que aconteceu! Esse é um grande campo experimental, não é mesmo?
Ao ligar novamente e ser atendido, logo observei em mim uma reação negativa, um estado interno de impaciência. A atendente logo se dispôs a me ajudar, mas, influenciado pela agitação dos pensamentos, quase “descarreguei” nela palavras inadequadas, revelando a minha insatisfação e impaciência.
É impressionante a força dos pensamentos reacionários que surgem quando nos sentimos contrariados ou quando precisamos fazer algo que não queremos.
Felizmente consegui perceber o meu estado interno alterado, deter aquele impulso indelicado e me recolocar. Fui serenando a minha mente, enquanto a atendente, solícita, continuava tentando me ajudar. Afinal, o meu problema bancário ainda continuava sem solução.
Após um tempo, ela me perguntou: “O senhor ainda está ao telefone?”. Respondi de forma serena: sim, estou aqui e cultivando a paciência. Ela, então, me disse: “Que bom! O senhor até que é bem calmo, porque alguns clientes ficam nervosos comigo, como se eu fosse a causadora do problema.”
Senti alegria, ao perceber que consegui ser capaz de controlar pensamentos que muitas vezes são causadores de desgostos, amarguras e tristezas na minha própria vida e nas de outras pessoas.
Tenho uma grande aspiração de ser melhor. Este pensamento-propósito tem conseguido ter “autoridade” na minha mente, vigiando as flutuações mentais e me protegendo de sofrimentos causados pelas reações que certos pensamentos promovem.
Nesta experiência, fiquei grato por não ter deixado sair de minha mente, através das palavras, nada que atingisse aquela pessoa que realiza seu trabalho tentando ajudar a muitos com seus problemas bancários pessoais.