Os Colégios Logosóficos surgiram do ideal de González Pecotche de oferecer uma educação mais adequada desde a infância, considerando a mente da criança como terra virgem e fértil.

Também se destaca a nossa responsabilidade de plantar nela sementes ótimas, sementes que tenham a possibilidade de fazer germinar recursos de que o ser humano necessita para vencer as dificuldades que há de enfrentar em sua vida.

A primeira escola surgiu em Montevidéu – Uruguai, em 1962. Inspiradas nos bons resultados iniciais, foram surgindo as demais Unidades dos Colégios, que hoje são 11, atendendo a crianças de 1 a 17 anos, de acordo com a estrutura local.

A proposta é educar para a vida, para uma vida ampla, que contemple cada educando como um ser biopsicoespiritual, dentro da grande concepção de ser humano apresentada pela Logosofia.

Com a constante superação e revisão em suas propostas pedagógicas, os Colégios primam por uma educação de excelência, unindo o conhecimento ao afeto.

Essa combinação permite ao ser conhecer-se e desenvolver suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, contribuindo também para o bem de seu semelhante e, por extensão, para a formação de uma nova humanidade, mais feliz e responsável.

A nova e original linha pedagógica logosófica tem atraído a atenção do ambiente educativo pela originalidade de seus princípios e pelos resultados obtidos no encaminhamento da formação mental, moral e espiritual das crianças e dos adolescentes.

Nos Colégios Logosóficos existe um ambiente de afeto e de respeito, onde se busca o cultivo de valores essenciais para a vida de seus alunos, em estreita integração com as famílias.

Podemos dizer que os Colégios Logosóficos são escolas para pais e filhos!

O Sistema Logosófico de Educação tem como missão, vivida e experimentada dia a dia:

Oferecer à infância e à juventude, por meio da Pedagogia Logosófica, um amparo e um saber que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, formando as bases de uma nova humanidade, mais consciente de sua responsabilidade diante da própria vida, da sociedade em que vive e diante do mundo. 

Em uma passagem, Pecotche estampou a imagem que deu origem ao pensamento de criar as escolas logosóficas:

“Em cada Fundação se procederá à criação da Escola Logosófica de Ensino Primário, assim como também de Institutos de Ensino Médio, nos que a infância e a juventude receberão – concomitantemente com o estudo dos programas oficiais – uma ilustração clara e precisa sobre os conceitos logosóficos. Estes deverão concretizar-se em conhecimentos para a vivência individual, e em uma orientação da conduta realizadas de forma experimental e viva, de acordo com os princípios éticos que consubstanciam o saber logosófico.” Dos Pronunciamentos do 1º Congresso Internacional de Logosofia

alunos no auditório do colégio logosófico de uberlândia

Os alunos realizam atividades em ambientes externos à sala de aula, com muita interação. Unidade Uberlândia

 

alunos em oficina de robótica no colégio logosófico de Chapecó

Oficinas como a de robótica preparam os alunos para as inovações tecnológicas. Fonte: Unidade Chapecó

Os projetos pedagógicos do Colégio estimulam o contato com a lógica que rege os processos da natureza, o desenvolvimento do gosto pelo estudo e a capacidade de conviver em harmonia com o semelhante.

alunos observam horta no colégio logosófico de Belo Horizonte

Os alunos são estimulados a captar os mecanismos inteligentes da Natureza. Unidade Cidade Nova / BH

Veja aqui alguns relatos que demonstram os conhecimentos e valores cultivados pelos alunos com as iniciativas da Pedagogia Logosófica no ambiente da escola:

Os pais e professores se emocionam a cada resultado que observam na evolução da conduta dos alunos, a partir de dinâmicas pedagógicas como essas. No site do Colégio Logosófico, você encontra uma série de depoimentos que demonstram os benefícios dessa nova forma de encarar o estudo e o ensino.