Aperfeiçoamento

Logosofia, a ciência do afeto!

agosto de 2023 - 3 min de leitura
Aperfeiçoamento

Logosofia, a ciência do afeto!

agosto de 2023 - 3 min de leitura

A Logosofia é a ciência do afeto, porque ensina a respeitar os sentimentos do semelhante. Ela apresenta o afeto como um grande poder, capaz de suavizar os ressentimentos, as mágoas, os golpes das adversidades, das discórdias, estendendo um vínculo de amor consciente à nossa volta. 

Há muitos anos, ouvi de uma palestrante na Fundação Logosófica algo que tocou o meu coração de mãe: “Se você não se lembrar de todos os elementos que podem favorecer a educação dos filhos, busque dentro de você um sentimento maior, uma força poderosa e que todos têm: o afeto!” 

E explicou que falava de um afeto que não era passar a mão na cabeça, mas um sentimento puro que afasta qualquer traço de severidade e brusquidão; que segura o impulso, ameniza a ira da explosão. Afeto que é respeito, compreensão, serenidade, sensatez. Uma enérgica doçura! 

Fiquei bem preocupada, pensando se seria possível fazer tal transformação em mim, aprendendo a ser mais respeitosa, compreensiva, serena, sensata, firme e, além de tudo, doce. 

Senti que precisava conhecer essa ciência do afeto. 

O convite era ser um cientista de si mesmo, estudar a própria psicologia, descobrir traços desconhecidos do nosso caráter, das nossas tendências, pensamentos, qualidades, como também nossos defeitos. 

Na minha busca individual, descobri que a Logosofia tem um método científico próprio. Como toda ciência, exige observação, investigação, experimentação e comprovação, para se chegar a um resultado.

Possui uma base teórica e um campo experimental que é a nossa própria vida. Tudo que se experimenta deve ser estudado, assim como se deve estudar o que se experimenta, os primeiros e pequenos resultados. Toda essa experiência conta ainda com duas forças poderosas: o conhecimento e o afeto. 

Para conhecer esse afeto, e tudo o que envolve esse amor consciente, precisei avaliar se minhas ações, palavras, meu jeito de ser, meus pensamentos e sentimentos eram respeitosos, compreensivos, serenos, sensatos, firmes, porém doces. 

Fui encontrando intolerância, impaciência, rigidez, vaidade, teimosia, impulsividade e, entre várias deficiências, a crença que me levava a acreditar que eu era bem melhor do que eu achava a respeito de mim mesma. 

O grande desafio tem sido educar-me, começando por investigar quem eu sou de verdade, sem as máscaras da aparência e da personalidade. Jamais pensei que poderia ser uma escultora de mim mesma, modelando minhas condições naturais, meu temperamento e meus pensamentos negativos, no intuito de reforçar as minhas virtudes. 

Venho buscando acertar na aplicação do Método Logosófico, para identificar cada um dos meus defeitos, suas causas, como e onde surgem, o estrago que provocam. É uma experimentação que exige de mim constância, paciência, disciplina, muita vontade e, acima de tudo, muito afeto por mim mesma, para não desistir —  até conseguir dominar esses pensamentos negativos e eliminá-los. 

Não é fácil, mas estou experimentando que é possível seguir a técnica de debilitar os pensamentos que afetam o meu jeito de ser – e de que eu não gosto! Aos poucos, vou trocando por uma virtude, uma qualidade. Estou aprendendo a fazer ciência na minha vida: uma experiência dura, mas sensível e recompensadora. 

Meu objetivoum propósito diário é ir ajustando a minha modalidade, preparando-me para falar, para tratar, para viver toda e qualquer situação de forma mais afetuosa. Com pensamentos ponderados, com sentimentos mais firmes e doces, com respeito, compreensão, serenidade e sensatez. 


Um pensamento de

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Descanso eterno… Por quê? Para quê?

Por que desejar o descanso eterno e para quê viver esperando por ele? Neste artigo, a autora Mayra Araújo reflete sobre como via o trabalho como castigo, aguardando ansiosamente férias e feriados. ...

Aperfeiçoamento

Deficiências Psicológicas: uma parte do conhecimento de si mesmo, por Flavia Aigner Pan | Logosofia

Já aconteceu de alguém apontar um traço negativo em sua forma de agir, e, após refletir, você percebeu que essa pessoa poderia estar certa? Neste episódio, Flávia explora as deficiências psico...

Aperfeiçoamento

A ciência de evoluir por escolha própria, por Jaqueline Miotto e Luiz Alberto Paludo | Logosofia

O ser humano é o único ser com a prerrogativa de evoluir por própria determinação. Mas como? Neste episódio, Jaqueline e Luís Alberto falam sobre algo que todo ser humano sonha em alcançar: Tr...