Família

Os sentimentos elevados e a família humana

novembro de 2022 - 3 min de leitura
Família

Os sentimentos elevados e a família humana

novembro de 2022 - 3 min de leitura

Como o cultivo dos sentimentos elevados em família pode ser estendido à solução dos problemas humanos? Luciana Janovitz conta sua perspectiva sobre essa questão, com base em uma experiência prática.

Vivi nos últimos anos um problema grave de saúde de meu pai. Ele teve um infarto com diversas complicações. Durante o período, entre a primeira internação e sua alta, vivi experiências profundas em que pude compreender uma nova camada das verdades contidas na Criação.   

Em sua primeira internação, fui para a cidade em que ele mora e o acompanhei por dois dias no hospital, dia e noite. Ao final desses dias, cansada, dormindo mal, procurei refletir detidamente sobre o que tinha vivido.

Foram dias tão intensos — mas ao mesmo tempo tão especiais —, em que a demanda era bastante grande, mas realizada com muita alegria. Levantava à noite inúmeras vezes, incansavelmente. Em todas as vezes em que eu fui chamada por ele, não hesitei em atendê-lo. 

Foi a primeira vez que vivi algo tão intenso e com tamanha consciência. Percebi que os sentimentos de amor e gratidão que sinto pelo meu pai estavam tão presentes que não havia espaço para o egoísmo, para a impaciência ou a intolerância.

Queria muito fazer aqueles dias menos difíceis para ele. Observei minha conduta sendo guiada por virtudes que não se fazem presentes em minha vida todo o tempo, como a paciência, a abnegação, o cuidado, o afeto…

Havia, tanto no meu interno quanto nos ambientes em que eu procurava atuar, muita harmonia e serenidade — seria essa a verdadeira vida que viemos viver neste planeta? 

Experimentei a sensação de que era melhor do que sou, eu era uma Luciana com mais virtudes. 

A que se deve esse fato? Os sentimentos elevados, como o amor, favorecem atuar de maneira elevada, detendo a atuação dos pensamentos negativos? 

Esses sentimentos movem a mente e a inteligência humanas a muitas realizações. Os obstáculos praticamente desaparecem. Por isso, devem ser cultivados de forma consciente; são forças que nos impulsionam a ser melhor a cada dia, conduzindo o ser humano às ações mais nobres. 

Por conta da gravidade do estado de saúde de meu pai, decidimos em família transferi-lo para um hospital de outra cidade. Naquele dia, algo sublime aconteceu.

Nós nos unimos de forma tão intensa, buscando as soluções, que nossas diferenças individuais simplesmente desapareceram. Juntos, encontramos a solução mais feliz para esse encaminhamento. Percebi que o amor que nos liga nesta família moveu nossa busca pelas melhores soluções. 

Da mesma maneira, compreendi profundamente o quanto nutrir o amor no campo experimental da família favorece experimentar nossa real missão como seres humanos, e a importância de ultrapassar as fronteiras do núcleo familiar para estender esse bem e amor à humanidade. 

Desta forma, por meio dos sentimentos elevados, podemos encontrar as melhores soluções, não só em nossas famílias, mas para todos os problemas da humanidade. 

Pude experimentar essa realidade à luz dos ensinamentos logosóficos, que vêm me guiando a ter consciência dos sentimentos em minha vida e a cultivá-los, elevando-os a patamares superiores. 


Um pensamento de

 Luciana Janovitz
Engenheira, pedagoga pós graduada, professora, nascida em Santos, SP, docente de Logosofia desde 1992 em São Paulo

Você também pode gostar

Família

Sete recursos para educar com amor

Se recursos para educar com amor, reflexões sobre como fazer jus à responsabilidade espiritual que temos com nossos filhos.

Família

A importância de unir a mente ao coração

O autor buscou cultivar a unidade entre a mente e o coração, buscando proteger o propósito de viver uma experiência profissional com seus familiares.

Família

Desafio sobre duas rodas

Desconstruindo um paradigma parar ensinar meu filho a andar de bicicleta sem rodinhas.