Mente

Evoluir e servir: o papel das defesas mentais na condução consciente da vida

junho de 2025 - 2 min de leitura
Mente

Evoluir e servir: o papel das defesas mentais na condução consciente da vida

junho de 2025 - 2 min de leitura

Você já ouviu o termo “defesas mentais”?

 

Vim conhecer este termo com o estudo da Logosofia e tenho compreendido que as defesas mentais são recursos que utilizo para me imunizar e defender contra o mal.

Observei que eu não possuía tal recurso e, por isso, era facilmente sugestionada por opiniões alheias e propagandas, principalmente quando surgia a palavra ‘liquidação”; era levada a comprar, mesmo não tendo necessidade.

Outra situação em que eu me via sem recursos era diante da influência dos ambientes — fossem eles sociais, políticos ou esportivos. Eu facilmente me sugestionava por pensamentos de cunho passional, extremista ou mesmo de ideologias predominantes.

E depois vinham as consequências… Você já viveu algo que o contrariou, aborreceu ou trouxe tristeza e sofrimento, por não saber como resolver e/ou lidar com a situação? Pois é, comigo acontecia o mesmo.

Com a Logosofia aprendi que posso criar defesas mentais e que, para isso, necessito adquirir conhecimentos que iluminem minha consciência, o que vai possibilitar que eu possa conhecer o sistema mental e os pensamentos que se hospedam em minha mente, para saber como nascem, de onde vêm, como vivem, como se movem e multiplicam, reagem e morrem, eliminando os maus ou inúteis e aumentando os bons ou úteis. Feito isso, terei condições de adotar uma posição inabalável que me tornará invulnerável à influência de qualquer pensamento sugestionador que me tente subjugar ou intimidar.

Outro recurso logosófico, que tenho empregado como uma defesa mental, é abandonar o “crer” pelo “pensar”. Mas, como assim? Vou dar um exemplo: antes de compartilhar uma notícia que recebo pelo WhatsApp, busco comprovar sua veracidade. Se a compartilho sem essa verificação, estou acreditando no que me foi enviado e posso acabar ajudando a disseminar fake news.

 

Adestrando-me no exercício dessas atitudes, vou ampliando minha liberdade individual, já que possuir o domínio das situações é uma verdadeira liberação física, mental e espiritual


Um pensamento de

 Mariângela Lima de Souza Duarte
Mariângela Lima de Souza Duarte, sou mineira de BH, atualmente moro em Guaibim na Bahia. Estudei Odontologia na Universidade Católica de Minas Gerais. Tenho duas filhas. Estudo logosofia desde 1989 e sou docente da Fundação Logosófica em Salvador.

Você também pode gostar

Mente

É seu ou é meu?

No meio de tantas exposições e opiniões alheias, como posso filtrar o que deve ser absorvido para a minha realidade?

Mente

O mundo das causas

O artigo destaca como o conhecimento dos pensamentos permite penetrar no mundo das causas e tomar a direção da mente, identificando e selecionando os pensamentos que devem atuar nela, o que resulta ...

Mente

Além do que Vejo, por Amanda Figueiró | Logosofia

Neste artigo, Amanda compartilha uma vivência pessoal em que, a partir da simples contemplação de uma flor, pôde perceber segredos escondidos diante de seus olhos. Quais ensinamentos posso extrair...