Como seria a convivência humana se, ao dizer “cadeira”, a imagem mental para o outro fosse de “carroça”? Se ao dizer “xícara”, o outro compreendesse “peneira”? Prosseguindo nesse exercício, e se ao dizer “amor”, o entendimento fosse de “paixão”? E se ao dizer “descanso” a imagem mental fosse de uma “rede”? E ainda, ao dizer “vida”, o entendimento fosse “diversão”? E se “tempo” fosse entendido como “dinheiro”?

O distanciamento dos conceitos daquilo que realmente significam

Tenho observado que grande parte da causa de nossos enganos, desorientação, contratempos e mal-entendidos se deve a uma incompreensão de conceitos que há muito se distanciaram do conteúdo que encerram. Essa observação me leva a compreender o porquê de não concordar com muitos conceitos (que por vezes são preconceitos), valores e atitudes que embora pareçam normais para a nossa época, não são naturais para minha vida.

Com os estudos logosóficos comecei a buscar o significado essencial dos conceitos e, com isso, dar um novo rumo às minhas escolhas. Compreendi que, uma vez na mente, os conceitos verdadeiros devem pautar minha conduta e a vida como um todo.

O meu conceito sobre o tempo

No empenho de fazer uma revisão do que eu possuo internamente, deparei-me com a necessidade de modificar a minha compreensão sobre o conceito de tempo. Percebi que a causa de estar sempre “correndo contra o tempo” e com pressa, era resultado de um conceito equivocado sobre o tempo, que me levava a desperdiçá-lo e a sofrer as consequências inevitáveis dessa perda irreparável.

Ao compreender a relação íntima entre os conceitos de tempo e de vida, iniciei um processo de mudanças buscando simplificar as minhas escolhas, dirigir as minhas ações rumo aos meus propósitos e debilitar os pensamentos vilões que roubavam o meu tempo. Além disso, passei a selecionar melhor as minhas diversões, a não deixar para amanhã o que poderia fazer a qualquer momento e a planejar na noite anterior o meu dia seguinte.

Mudanças causadas ao mudar meu conceito

Outras ações passaram a fazer parte desse processo de mudança em relação ao conceito de tempo: mudar de atividade como forma de descanso, fazer mais e imaginar menos, além de aproveitar o tempo mental com pensamentos úteis. Observei que quando não pensava eu acabava por mal gastar o meu tempo e assim me sentia pressionada por ele.

Com estas mudanças pude observar o meu tempo se ampliando cada vez mais. Percebi que isso me trazia uma alegria profunda, pois já não convivia com a sensação estranha de estar em dívida com as minhas possibilidades ou de não ter agregado valor real ao meu ser com o passar dos dias.

E aproveitar melhor o tempo para quê? Para poder cultivar aquilo que é o mais importante e de maior hierarquia para minha vida, para poder me dedicar a assuntos que agradam ao meu espírito, para estar internamente em paz comigo mesma, para me dedicar às pessoas que sinto afeto e, sem dúvida, para cuidar do meu propósito maior de evoluir e ser uma pessoa melhor.

O grande conceito de “vida”

Uma vez retomada a essência do valor do tempo, me questionei sobre o real significado da vida e de como a estava conduzindo. Mais uma vez estava diante de uma possibilidade única e totalmente estimulante: edificar um novo conceito de vida. O novo entendimento sobre o “tempo” me permitiu vislumbrar outro conceito de vida, que por sua vez me fez valorizar ainda mais o meu tempo. Afinal, tenho aprendido que tempo é vida.

Passei a compreender a vida não apenas como o período cronológico compreendido entre o nascimento e a morte. Existe uma vida interna (pensamentos, sentimentos, emoções) que é muito maior e repleta de possibilidades. E é a partir do aproveitamento dos meus recursos internos (razão, consciência, sentimentos) que posso realmente direcionar as minhas escolhas rumo aos meus propósitos e a construir uma vida mais digna e feliz.

Sei que este estimulante exercício de revisão dos conceitos não é tarefa momentânea, mas se estenderá ao longo dos meus dias. Para haver evolução, há que se mudar de um estado para outro e aprendi que uma das forças-motrizes para essa mudança é a revisão de conceitos. Fica então o convite: que outros conceitos posso revisar para ampliar a minha vida e as minhas possibilidades como ser humano?