Vida

Técnicas para Diferenciar a Verdade da Mentira

maio de 2022 - 3 min de leitura
Vida

Técnicas para Diferenciar a Verdade da Mentira

maio de 2022 - 3 min de leitura

Dizem que a verdade anda de braços dados com a mentira. Bem, o fato é que eu tenho visto por aí mais mentiras do que verdades, e são mentiras que ganham um cunho de verdade pelas várias formas e insistência com que são repetidas — uma, duas, mil vezes.

O que é a mentira em sua máxima expressão? É a sombra que persegue constantemente a verdade sem nunca alcançá-la e que, como tal, esfuma-se e desaparece quando a verdade se torna transparente. González Pecotche, criador da Ciência Logosófica.

Na realização do meu processo de superação, encontrei muitos ensinamentos que fazem com que a verdade suplante a imaginação, não deixando que nenhuma ilusão ou mentira a substitua.

Uma solução que encontrei para proteger minha mente é a de fazer com que minha razão vigie a entrada de pensamentos, para evitar que alguns deles — carregados com notícias cuja origem desconheço, mas que poderão estar cheias de mentiras — dificultem a realização do meu processo de evolução consciente.

Outro recurso que tenho usado com muita frequência e que tem me beneficiado em todos os sentidos é, através da realização deste meu processo de evolução, ter sempre na minha mente, no meu coração e na minha consciência, os conhecimentos necessários para ficar próximo de pensamentos que favoreçam o avanço do meu plano de aperfeiçoamento.

Posso citar, como exemplo, o uso da paciência inteligente — uma virtude que me inspira com a calma que transmite e que me dá a sensação de total segurança por eu estar sempre apoiado na verdade.

A paciência à qual me referi, e que estou cultivando, mantém-se ativa, movimentando muitas verdades. Um bom exemplo é a paciência de quem sabe esperar. Neste caso específico, podemos observar que cada processo que nos propomos a realizar tem seu tempo e demanda uma espera que engloba todo o seu percurso até sua culminação. E essa é uma verdade que todos podemos comprovar.

Daí a necessidade que sinto de me dedicar à prática do que a Logosofia indica: “Fazer um rigoroso exame dos pensamentos que tenham maior influência sobre nós“.

Esse estudo está fazendo com que eu saiba quais os pensamentos que tenho dentro de minha mente e que comece a cultivar os de índole sadia e construtiva, como o de amor à vida, o de pensar e realizar e o de evoluir conscientemente, levando-me a conviver com eles — que são os verdadeiros guardiões desse meu mundo mental.

Estava precisando munir-me de conceitos que partissem da verdade, para realizar algo que me levasse à superação e à minha evolução como ser humano, quando tomei contato com os conhecimentos logosóficos que se fundamentam nas leis que regem a Criação, como, por exemplo, a lei de evolução, a lei de mudanças, a lei do equilíbrio, para citar apenas algumas. E, ao prosseguir em meus estudos, senti a certeza de que esses conhecimentos partem da verdade que é a própria Criação.

Compreendi também que, para poder viver nessa verdade, eu teria que descobri-la dentro de mim, e usei como ponto de partida essa verdade, da qual eu faço parte, e que é a própria Criação. Queria ser um homem de verdade e vi que seria importante aumentar minha convivência com conhecimentos que me conduzissem nesse sentido.

Tudo isso passou a ter muita importância para mim, uma vez que me fez partir da verdade da minha existência, e então enriquecer essa verdade com a prática de conhecimentos transcendentes e da resolução de estar sempre próximo das verdades estampadas na própria natureza.

Quero destacar uma coisa esta noite como fundamental: um homem não pode pretender alcançar certas verdades enquanto conserva dentro de si certas mentiras; não pode pretender transfundir-se na natureza superior enquanto a inferior permanece sem a intenção de ser abandonada. González Pecotche


Um pensamento de

 Sydnei Rocha
Sydnei Rocha, casado, com dois filhos e umaneta, administrador de empresas, nascido em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, estudante, investigador e docente da Fundação Logosófica desde janeiro de 1974.

Você também pode gostar

Vida

Projeto Alquimia

Neste texto, Arlete Agrasso Martinez cita seu projeto Alquimia e traz suas reflexões sobre a possibilidade de expandir a própria vida ao transformar aspectos negativos da própria psicologia em aspe...

Vida

A vida como campo experimental

Neste artigo, a autora relata como tem feito da própria um laboratório de experiências, com a principal finalidade de se conhecer e se superar. A autora transforma uma experiência cotidiana, as ta...

Vida

As Várias Vidas do Ser Humano

Em uma pesquisa que fez com vários amigos sobre as grandes questões da vida, uma das que mais se destacou foi como equilibrar as diferentes vidas que vivemos. Como não sentir a pressão do tempo e ...