Vida

A Inspiração Para o Respeito

junho de 2021 - 3 min de leitura
Vida

A Inspiração Para o Respeito

junho de 2021 - 3 min de leitura

Aprendi a respeitar muito mais a mim mesmo quando soube que a minha moral se nutria em uma atitude que é o respeito. Passei a ter mais atenção ao selecionar os meus pensamentos, para que predominassem os de natureza superior, e para que o meu ambiente mental aumentasse o respeito a mim mesmo, mantendo a atitude respeitosa em todos os meus atos e em todas as minhas palavras.

Tenho observado que, quando trato o meu semelhante com respeito, eu recebo igual tratamento, ou seja, sou respeitado por eles.

A Logosofia tem me ensinado que nosso espírito “reclama, com indagadora insistência, tratamento e respeito próprios de sua paridade existencial”, e que devo me esforçar para atendê-lo. Para fazer isso, tenho procurado manter toda a minha atenção voltada para as sensações e ajuda que o meu espírito me faz experimentar a todo o momento, respeitando-o e sendo grato a ele por jamais me deixar sozinho na grande empreitada que é viver bem esta vida.

Na minha vida de relacionamentos, as diferenças aparecem quando o contato é longo e exige que eu esteja preparado para conseguir suavizar a situação e encontrar soluções para aquelas diferenças que surgem. O respeito mútuo pelas opiniões divergentes que cada um apresenta cria um clima de paz que favorece os entendimentos.

O pensador González Pecotche, criador da ciência logosófica nos diz o seguinte:

“Não existe uma lei que imponha o respeito, porquanto, bem se pode dizer, ele responde a uma lei natural. Em todos os tempos, o respeito constituiu o meio imprescindível que fez realizável a convivência entre os seres humanos. O homem, desde que nasce, como tudo o que se manifesta à vida no seio da Criação, deve inspirar respeito.”

Basta olhar em volta para sentirmos um grande respeito pela Criação, que generosamente põe à nossa disposição, desde que nascemos, tudo o que necessitamos para mantermos a nossa vida bio-psico-espiritual. Na parte psicológica, uma mente, uma sensibilidade; na parte física, uma fonte de alimentos, e na espiritual, o espírito com sua energia vital e eterna. Seria muito importante que todos nós demonstrássemos uma reciprocidade, uma consideração e um profundo respeito por Quem nos dá tudo isso.

Com a aplicação dos ensinamentos logosóficos na minha vida, estou conseguindo ampliar minha compreensão, o meu amor e um profundo respeito por Quem criou tudo o que existe.

O processo de evolução consciente que estou realizando me apresentou os conceitos e fundamentos das leis que regem o universo, e, através do aprofundamento dos meus estudos, assumo uma atitude de profundo respeito por cada uma delas pela lógica que contêm. Como exemplo, a lei de evolução que me faz ser melhor, a de movimento que me faz pensar e sentir com equilíbrio, a de mudanças que me faz querer uma nova vida, etc., etc.

Na realização do meu processo, encontrei muitos motivos para ficar alegre; um deles é a afirmação de que “todo o ser humano deve ter amigos”, e, para finalizar, nos diz ainda González Pecotche:

“Em toda amizade se deve cultivar o respeito, principalmente se essa amizade nos honra e é para nós sã e agradável. Sempre, em todo momento, deve reinar entre amigos um grande respeito.”


Um pensamento de

 Sydnei Rocha
Sydnei Rocha, casado, com dois filhos e umaneta, administrador de empresas, nascido em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, estudante, investigador e docente da Fundação Logosófica desde janeiro de 1974.

Você também pode gostar

Vida

Projeto Alquimia

Neste texto, Arlete Agrasso Martinez cita seu projeto Alquimia e traz suas reflexões sobre a possibilidade de expandir a própria vida ao transformar aspectos negativos da própria psicologia em aspe...

Vida

A vida como campo experimental

Neste artigo, a autora relata como tem feito da própria um laboratório de experiências, com a principal finalidade de se conhecer e se superar. A autora transforma uma experiência cotidiana, as ta...

Vida

As Várias Vidas do Ser Humano

Em uma pesquisa que fez com vários amigos sobre as grandes questões da vida, uma das que mais se destacou foi como equilibrar as diferentes vidas que vivemos. Como não sentir a pressão do tempo e ...