Em um antigo mito grego, Prometeu foi presenteado com uma caixa em que se encontravam todos os males do mundo, liberados na Terra pela curiosidade de Pandora, que não se conteve e abriu tal caixa.

A adolescência, período de transição entre a infância e a vida adulta, assemelha-se a essa caixa mitológica devido aos desafios que nela se abrem para a vida humana. Quais são eles e como enfrentá-los?

A adolescência é uma fase com muitas mudanças: físicas, biológicas, psicológicas, sensíveis. É também o momento em que saímos do inocente e sensível mundo infantil para vislumbrarmos as responsabilidades e deveres que teremos, como adultos, frente a nós mesmos e aos semelhantes.

É a fase em que o instinto, tão importante para nossa sobrevivência, aparece com mais força, causando muitas vezes um eclipse na sensibilidade infantil que estava tão presente na vida daquele ser humano, deixando uma lacuna na mente, e que ele ainda não é capaz de preencher, devido à insipiência desse órgão e a pouca experiência. Esse é o cenário no qual surgem grandes turbulências no temperamento do adolescente.

Se pais e educadores não provêm os elementos necessários para que o adolescente fortaleça sua inteligência, canalize as energias do instinto e tenha orientações frente às suas inclinações, ele pode passar por momentos difíceis, de insegurança e de angústia, uma vez que nele o instinto não é capaz de sanar as inquietudes que o espírito humano instiga em todas as épocas.

Preso às contrariedades que não consegue resolver, o adolescente por vezes é levado a cometer disparates, incitado pelo instinto indomado, o que pode deixar consequências em sua moral e na sua psicologia, retardando seu crescimento como pessoa e sua evolução.

A Logosofia, com seu método próprio, tem demonstrado que o conhecimento, quando estimulado em crianças e adolescentes, favorece a reflexão e o pensar. Permite-lhes, no uso dessas funções da mente, desvendar os mistérios da Caixa de Pandora, sem sofrer com os excessos do instinto e preservando sua condição moral, psicológica e espiritual.

A ciência logosófica ensina que

conseguir que gerações futuras sejam mais felizes do que a nossa será o maior prêmio a que se possa aspirar. Não haverá valor comparável ao cumprimento dessa grande missão que consiste em preparar para a humanidade futura um mundo melhor.

Assim, pais e educadores, ao se esforçarem para alimentar a mente infanto-juvenil com os elementos apropriados para seu desenvolvimento, melhor cultivarão o futuro daqueles que serão os adultos e líderes das próximas gerações.


Augusto Salles é casado, tem uma filha, é empreendedor e consultor de negócios. Gosta de ajudar pessoas, é criativo e tem interesse em temas ligados a ciência, universo e concepção humana. Iniciou seus estudos de Logosofia em 2008 e sente gosto em poder compartilhar experiências e aprendizados que teve com essa ciência.