Comportamento

Alguma vez você já se arrependeu?

maio de 2025 - 2 min de leitura
Comportamento

Alguma vez você já se arrependeu?

maio de 2025 - 2 min de leitura

O que é o arrependimento? Por que nos arrependemos quando temos um comportamento ou uma atitude que julgamos negativos?

Podemos definir o arrependimento como uma espécie de sensação desconfortável, e até sofrida, que experimentamos internamente após cometer algum erro.

Uma palavra pronunciada em um momento de irritação, um gesto impensado ou, ao contrário, algo que não falamos, não manifestamos e que, depois, consideramos que deveríamos ter dito. São causas de arrependimento.

 

MEUS PENSAMENTOS

Para mim, foi uma verdadeira revelação saber, quando ainda era bem jovem, que as causas do nosso comportamento, das nossas atitudes positivas e negativas, encontram-se em nossa mente.

São os pensamentos que determinam nosso comportamento. Ou seja, nossa conduta — seja ela positiva ou negativa — obedece aos pensamentos que abrigamos em nossa mente.

 

EXPERIÊNCIA DIÁRIA

Certa vez, diante de um pequeno acidente de trânsito — meu carro foi atingido por outro —, impressionou-me o comportamento da senhora que causou o acidente.

Embora ela tenha ultrapassado o sinal de “pare” e, por isso, tenha sido a responsável pelo acidente, ficou completamente descontrolada, tentando de alguma forma se esquivar da culpa, alegando que eu parara repentinamente, que eu não prestara a devida atenção, etc.

Naquele momento, constatei o valor e a importância do conhecimento dos pensamentos. Como venho aprendendo sobre a atuação dos pensamentos na mente, cuidei de acalmar aquela senhora, dizendo que não se preocupasse e que tudo se resolveria da melhor maneira possível.

Minhas palavras surtiram efeito. Ela se surpreendeu com minha atitude e, aos poucos, foi tranquilizando-se. Ao final da nossa conversa, desculpou-se pelo descontrole e nervosismo. Depois de algumas negociações relativas aos danos, tudo foi encaminhado satisfatoriamente.

Quantos episódios corriqueiros, no trânsito e fora dele, após discussões entre os envolvidos, culminam em tragédias, pela falta desse conhecimento básico e fundamental: o conhecimento de como os pensamentos atuam em nossa mente.

 

MUDANÇAS SUBSTANCIAIS EM NOSSAS VIDAS

Ao apresentar o conhecimento da mente, de suas faculdades e dos pensamentos como entidades psicológicas que podem ter vida própria, a Logosofia, ciência criada pelo pensador e humanista González Pecotche, permite-nos realizar mudanças substanciais em nossa vida.

A Logosofia vai muito além: apresenta uma nova concepção de Deus, do homem, do Universo e das Leis Universais, e um método original para a realização de um sonho milenar do ser humano: o conhecimento de si mesmo.

Mudanças substanciais passam a se dar em nossas vidas pois essa Ciência nos propõe a realização de um processo de evolução consciente, mediante o qual poderemos ir tomando contato com os grandes enigmas da existência humana, que vêm desafiando a humanidade há séculos.


Você também pode gostar

Comportamento

A paciência na vida do adolescente por Elmo Patrus, Ian, Júlia Candiani e Antônio Cabral | Logosofia

Os adolescentes Júlia Candiani, Elmo Patrus e Ian Soares Veiga conversam com o experiente Antônio Cabral sobre a paciência e a construção da vida com auxílio da Logosofia.

Comportamento

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar? Uma oportunidade pode ser apresentada duas vezes na vida? Neste artigo, Pedro Oliveira conta uma experiência em que superou sua conduta e cultivou valores como ...

Comportamento

Dá para mudar o mundo?

Quem nunca se perguntou se nasceu na época ou no mundo errado? Foi essa a sensação que o autor teve na adolescência, ao notar que não se encaixava nos padrões de sua geração. Por pensar difere...