Comportamento

Ah, Essa Tal Felicidade!

março de 2022 - 2 min de leitura
Comportamento

Ah, Essa Tal Felicidade!

março de 2022 - 2 min de leitura

O ser humano busca a felicidade tão longe, quando ela pode estar perto. O autor relata impressões sobre a felicidade e como encontrá-la em pequenos episódios e vivências cotidianas.

Ao longo de minha vida tenho feito uma observação recorrente: muitas pessoas estão sempre condicionando a felicidade à conquista de determinados objetivos. Essa busca frenética começa desde que se é jovem: quando eu passar no vestibular, serei feliz; quando eu concluir o curso, aí, sim, serei feliz; somente quando conseguir o sonhado emprego, serei mesmo feliz; quando eu me casar; quando comprar meu carro; quando trocar de carro; quando adquirir meu imóvel, quando, quando, quando…

Os anos passam e a sonhada felicidade nunca se concretiza, porque — tão logo se conquista ou se alcança o objetivo pretendido – surge um novo pretexto para continuar a corrida em busca da felicidade. Colocar a felicidade fora de nós mesmos, e condicionada exclusivamente a conquistas materiais ou a objetivos ocasionais, é um equívoco que pode custar caro ao final de toda uma vida vivida em busca da tal felicidade.

Enquanto escrevo estas linhas, ouço uma suave melodia de um violoncelo e de um violão, generosamente tocada por um casal de vizinhos que, sempre aos domingos, alegra os moradores, interpretando lindas músicas na quadra do condomínio, o que suavizou o isolamento social a que muitos estavam submetidos. Não seria este, então, um momento que agrega um fragmento de felicidade a quem dele desfruta? Não seria uma pequena porção de felicidade?

Ao longo da vida, podemos experimentar inúmeros momentos que representam fragmentos de felicidade. Se formos capazes de uni-los, podem se constituir em motivos para nos sentirmos felizes. Isto significa que a felicidade é alcançada ao longo do caminho e não no final de uma busca. Este é o segredo: unir os tempos felizes para experimentarmos uma felicidade duradoura, muitas vezes em meio a lutas e desafios.

Não é por acaso que a Logosofia afirma que:

A felicidade é algo que a vida nos concede por pequenas porções de bem

E acrescenta:

A felicidade ou se compartilha ou se perde

Com os fragmentos de episódios felizes vividos durante o dia, vamos tecendo a felicidade em nosso cotidiano. Ah, que venha então, essa tal felicidade!


Você também pode gostar

Comportamento

Quem sofre as consequências das minhas ações irrefletidas?

Uma reação impulsiva gera reflexos nas pessoas ao redor e deturpa a intenção de fala.

3 min
Comportamento

Palestra: A Arte da Convivência

Na palestra “A arte da convivência”, os estudantes de Logosofia Andrea Cristina Pereira e José Claudio Sant'Anna partem deste conceito para tratar o assunto e dividir conosco seus conhecimentos ...

1 min
Comportamento

Palestra: Educação de Filhos – Conhecimentos Essenciais

Nesta apresentação, Edson Tadeu mostra como os pais podem se capacitar para educar os filhos com mais acerto, avançando no conhecimento de si mesmos. Ele descreve alguns elementos que a Pedagogia L...