A Pedagogia Logosófica conceitua a mente como uma casa mental. Essa imagem remete à figura do proprietário, que deve selecionar os pensamentos que deseja acolher, experimentando a necessidade de estar rodeado pelos melhores pensamentos para que, assim, reinem sempre o bem-estar e a harmonia em sua casa.
Ao observar o que ocorre dentro de si mesma, a criança aprende a diferenciar, entre os habitantes de sua casa mental, aqueles que a beneficiam e os que a prejudicam. Pouco a pouco, esforça-se para remover os últimos e aumentar o número dos primeiros, tornando-se capaz de defender sua própria mente e de assegurar o livre desenvolvimento de sua individualidade.
Entre os inúmeros conhecimentos que fundamentam a Pedagogia Logosófica, o princípio consciente é um dos mais importantes. Ele implica aprender a diferenciar os pensamentos da função de pensar. Dessa forma, a criança torna-se capaz de perceber dentro de si os movimentos dos pensamentos e identificar as causas de seus atos, o que a auxilia a conduzir sua vida com maior acerto e iniciando um processo de desenvolvimento que visa levar à felicidade.
A partir desse princípio, e por meio de imagens simples e reais, é possível ajudar a criança a observar seu mundo interno, capacitando-a gradualmente a exercer domínio sobre esses movimentos, alcançando cada vez mais liberdade e sentindo-se cada vez mais segura.
Fonte: Encarte do Livro A preguiça não mora mais aqui.