Autoconhecimento

A Argila e a Virtude

maio de 2021 - 2 min de leitura
Autoconhecimento

A Argila e a Virtude

maio de 2021 - 2 min de leitura

Na minha infância, visitava a cerâmica do meu avô, adorava a sua companhia; brincava com a argila usada na fabricação de telhas, manilhas e tijolos. Os moldes eram aquecidos em fornos à lenha enormes; e tinha vários. No final do dia, as peças eram colocadas para secar em linhas espalhadas pelo chão do galpão da cerâmica para resfriamentos. Várias etapas eram necessárias à consecução. Estavam prontas para comercialização em uma semana.

Ao lado da produção, brincávamos no barreiro da olaria com enormes nacos de argila que nos proporcionaram material e ambiente propício para as brincadeiras. Bonecos, casas, cavernas, animais e outros que a imaginação permitia surgiam daqueles momentos pueris. Até que chegavam os pais com um convite para ir embora. Enlameados dos pés à cabeça, seguíamos direto ao banheiro para uma boa limpeza…

Recordar histórias da infância alegra bastante o cotidiano amadurecido pelo tempo.

Moldando a argila humana

O novo ser que diariamente procuro edificar há de ser moldado com muita perícia, como uma argila!

Para moldar essa “argila humana”, é preciso se manter atento aos detalhes internos e ter elementos eternos, como, por exemplo, as virtudes humanas. Além de ser mais apto, conhecer a si mesmo, ter em conta qual sua responsabilidade frente à humanidade e moldar-se com as mãos do pensar e sentir conscientes.

O método logosófico me fornece ferramentas para construir a individualidade. Com sua dinâmica e lógica, cria condições para que eu pratique a arte de aprender a modelar e de ensinar. Dessa forma, passo a ser o escultor de mim mesmo!

Ensina a Logosofia que “A vida será, pois, motivo constante de estudo. Logo compreenderá que não há estudo mais belo.

Sendo assim, procuro conhecer e estudar os elementos eternos da Criação, estampados na natureza e ensinados pela ciência logosófica, generosa na educação superior da “argila humana”.


Um pensamento de

 Danilo José Ulhoa
Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Por que meus amigos “esqueceram” de mim?

Acompanhe esse relato de um jovem que tinha muitos amigos durante o colégio, mas ao ingressar na faculdade, foi “esquecido” por eles. O motivo para isso e que gerou essa investigação, ...

Autoconhecimento

Rompendo correntes

O texto enfatiza a necessidade do conhecimento de si mesmo para o combate consciente as deficiências psicológicas que tanto limitam a vida do homem.

Autoconhecimento

Cuidados para não perder a conexão, por Alexandre Menna | Logosofia

Como manter a conexão com o melhor de si, mesmo diante das dificuldades? Ao perder um voo por atraso, Alexandre Menna revisita sensações conhecidas: angústia, impaciência, irritação. Mas, com b...