Comportamento

Sentir-se cômodo mesmo frente a todo incômodo

fevereiro de 2025 - 3 min de leitura
Comportamento

Sentir-se cômodo mesmo frente a todo incômodo

fevereiro de 2025 - 3 min de leitura

Uma das coisas que o homem sempre buscou é a paz: sentir-se em harmonia consigo mesmo e em qualquer ambiente. Isso é algo fácil e simples? Penso que seja uma das grandes aspirações humanas.

Todas as pessoas são iguais? Pensam e atuam do mesmo modo? Elas devem fazer as coisas como eu quero, do jeito que eu gosto? Claro que não! Por outro lado, estão proibidas de se sentirem à vontade com suas atitudes, sejam elas positivas ou negativas? Aqui está um dos dilemas humanos: o outro não é como eu gostaria que fosse.

Diz-se que devemos aceitar as pessoas como elas são. No entanto, é comum pensarmos: “Eu me incomodo tanto com o jeito dele!” Aí está um paradigma difícil de mudar.

A Logosofia é a ciência que leva o homem ao conhecimento de si mesmo, a partir do conhecimento dos pensamentos, dos sentimentos e das deficiências psicológicas, que são os “agentes causais” de nossa conduta. Ensina que o homem necessita aprender a conhecer, identificar, classificar e selecionar os seus pensamentos, procurando neutralizar e eliminar os negativos, ficando apenas com os positivos. Isso é fácil?

Vivi uma experiência muito rica, que trouxe bons frutos. Um familiar adoeceu e precisou ficar em minha casa, com sua família, por um período de nove meses para tratamento da saúde.

No início, agi com a maior boa vontade e com o claro propósito de os ajudar. Com o passar do tempo, a convivência com quatro novas pessoas tornou-se desgastante devido à diferença de valores e atitudes, e isso começou a incomodar-me.

Senti que estava entrando em choque na apreciação de conceitos e valores com muita frequência e, por fim, não me sentia bem dentro da minha própria casa. Busquei identificar as causas desse mal-estar e percebi que, na verdade, o incômodo advinha do fato de haver perdido parte da minha liberdade.

Vivi um turbilhão de pensamentos. Passei então a refletir sobre toda a experiência: quando soube da doença, espontaneamente disse que eles poderiam ficar em minha casa. Pensei comigo mesmo: você sempre quis ser bom e fazer o bem. Então, aí está a oportunidade. E se fosse você na situação deles? O que esperaria que fizessem? A oportunidade está diante de você, aproveite-a. Isso vai passar.

Identifiquei que estava muito suscetível e, como consequência, aborrecia-me com facilidade.

Após essas reflexões, e com base no que tenho aprendido com a Logosofia sobre as reações do temperamento, meus pensamentos aquietaram-se por um bom tempo, e minha mente e meu coração voltaram a ficar serenos.

O autor da Logosofia, González Pecotche, ensina que

é necessário acostumar-se com todos os incômodos; sentir felicidade até nos momentos em que a comodidade nos falte, pois devemos aprender a sentir-nos cômodos em meio a todos os incômodos. (p. 267-268)

Mas a falta de ordem e disciplina dos meus convidados continuava a chocar-se com o meu modo de ser, provocando novamente minhas reações. Para cultivar a equanimidade, percebi que precisava ser mais justo nas minhas apreciações, sem exigir tanto dos demais, que necessitavam da minha ajuda naquele momento extremamente delicado. Observei que eu poderia ser mais tolerante e compreensivo.

Renovei o propósito de fortalecer o vínculo familiar, afirmando com mais frequência que aquela situação seria superada e criando motivos para diálogos estimulantes ao longo do dia. Realizei pequenos passeios coletivos pela cidade, buscando aliviar a dor dos familiares.

O saldo positivo da mudança foi enorme e, mais uma vez, percebi o quanto a posse de uma ou várias virtudes pode construir uma convivência feliz e reforçar o afeto no meio familiar.

E você, já viveu alguma situação semelhante?


Um pensamento de

Você também pode gostar

Comportamento

A paciência na vida do adolescente por Elmo Patrus, Ian, Júlia Candiani e Antônio Cabral | Logosofia

Os adolescentes Júlia Candiani, Elmo Patrus e Ian Soares Veiga conversam com o experiente Antônio Cabral sobre a paciência e a construção da vida com auxílio da Logosofia.

Comportamento

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Um raio cai duas vezes no mesmo lugar? Uma oportunidade pode ser apresentada duas vezes na vida? Neste artigo, Pedro Oliveira conta uma experiência em que superou sua conduta e cultivou valores como ...

Comportamento

Dá para mudar o mundo?

Quem nunca se perguntou se nasceu na época ou no mundo errado? Foi essa a sensação que o autor teve na adolescência, ao notar que não se encaixava nos padrões de sua geração. Por pensar difere...