Aperfeiçoamento

Uma Palavra Especial

fevereiro de 2024 - 2 min de leitura
Aperfeiçoamento

Uma Palavra Especial

fevereiro de 2024 - 2 min de leitura

As palavras são encantadoras, principalmente aquelas que levam em seu cerne um ensinamento, uma mensagem que amplia a vida, que dá alento, alegria ou que promove reflexão.

Li um artigo em uma revista e me detive com uma palavra interessante e rica para os dias de hoje: polímata. O seu significado diz sobre os indivíduos que estudam ou conhecem muitas ciências.

Os polímatas possuem aptidão para os estudos, aguçada capacidade de observação da natureza e buscam o conhecimento através do esforço e da dedicação às ciências. São, portanto, cientistas. E, a partir dos variados campos de atuação, dão à humanidade respostas para o bem comum na construção de um mundo melhor.

Por que o conhecimento amplia a vida das pessoas? Posso ser um cientista? Um cientista de mim mesmo para me conhecer? Quais instrumentos devo usar nessa pesquisa? Qual o laboratório? Qual ciência utilizar?

Há um tempo estudo a Ciência Logosófica e aprendi que

o saber é a razão de ser da existência do homem na terra, a primeira e última de suas tarefas.”

Esta possibilidade que me foi apresentada me encanta muito e me estimula a buscar o saber: eu, sendo o substrato da minha experiência individual, guiado pela inteligência. Um polímata de mim mesmo!

Em um desses estudos que realizo diariamente, aprendi sobre o conceito de pensamento. A Logosofia ensina que os pensamentos são entidades psicológicas que se geram na mente humana, na qual se desenvolvem e ainda alcançam vida própria.

Recordo que, ao disputar um jogo de futebol society, muito concorrido, aconteceu uma situação em que discordei da ação do jogador adversário. Senti-me como dentro de uma panela de pressão, prestes a explodir. Um pensamento agressivo instigou-me para uma discussão, porém uma voz interna me disse: “O que fará? Isto não será nada bom; são coisas do futebol! Pare e pense! Vocês são amigos!”

Naquele instante, troquei de pensamento e ação e continuei na partida. Perdemos o jogo, e daí? Logo depois, continuamos com a confraternização para prestigiar a amizade que nos une, sem que ninguém soubesse o dilema interno que vivi. Uma roda de amigos se formou naquela tarde!

Naquele dia, conheci a força da suscetibilidade e aprendi o conceito de contenção. Então, passei a pensar com mais consciência, criando defesas contra os pensamentos brigões.

Analogamente, como pesquisador do meu mundo interno, registrei: o laboratório, neste caso, estava na partida de futebol; e eu, como cientista de mim mesmo, extraí vários elementos para aperfeiçoar a minha vida, o que me deixou muito feliz.


Um pensamento de

 Danilo José Ulhoa
Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.

Você também pode gostar

Aperfeiçoamento

Ainda estou colecionando conhecimentos como quem coleciona borboletas?

Neste artigo, a autora traz o que tem aprendido sobre a diferença entre se ilustrar com um conhecimento e a aplicação à sua própria vida

Aperfeiçoamento

A Consciência Insubornável e Insugestionável: Um Ensaio sob a Luz da Logosofia

Já pensou enfrentar o estudo da consciência em todos os seus aspectos? Em qualquer dessas acepções a consciência não se suborna nem se sugestiona. Somente no estado de barbárie é possível sug...

Aperfeiçoamento

Um gato na tela

Por força da pandemia, as reuniões pela internet se tornaram necessárias, naqueles difíceis momentos…Quem precisou deste recurso, teve de se adaptar, para conseguir trabalhar, estudar e dar ...