Autoconhecimento

Tirando a Máscara

abril de 2022 - 2 min de leitura
Autoconhecimento

Tirando a Máscara

abril de 2022 - 2 min de leitura

Cansei!! Chega de máscara!! Vou tirar a minha. Não aguento mais andar com ela para tudo que é lado.

Desculpem-me todas as autoridades, mas peço-lhes que me deem somente um minutinho para lhes explicar as minhas razões.

É que não aguento mais carregar comigo a máscara da personalidade¹ (que vem de persona), ou seja, esta máscara que represento, isto é, um personagem que não sou eu, e sim, uma envoltura de meu verdadeiro ser, que não tem nada a ver com esta máscara da personalidade que uso para conviver e me relacionar.

Esta máscara me impõe que aparente ser o que não sou; pois me obriga a representar um papel ridículo de que seja superior aos meus semelhantes, de que seja mais esperto, mais bonito, mais inteligente, mais, mais, mais ….

Quero ser verdadeiramente quem eu sou, ou seja, um simples ser humano, com muitos defeitos e imperfeições, mas também com valores e capacidades para poder superá-los.

Quero ser mais humilde, mais generoso, mais bondoso, enfim, quero ser mais humano.

Sei que não é fácil tirar a máscara, mas com boa vontade e conhecimentos específicos, poderei um dia me libertar desta máscara que sufoca o meu verdadeiro ser, a minha natureza espiritual que vive e anima o ser que sou.

E você, gostaria de tirar sua máscara?

 

Muitos confundem o termo “personalidade” com dignidade, autoridade moral, prodígio nas letras, nas artes ou no próprio saber, sem se advertir que a grandeza de alma jamais pode abrigar-se na pequenez insuportável da mesquinha personalidade humana. A individualidade, ao contrário, é fruto da evolução, do cultivo constante das qualidades morais e psicológicas latentes no ser. Mas é, antes de tudo, quando se forma conscientemente, o espírito mesmo emergindo do interior da própria existência

Do livro Curso de Iniciação Logosófica 


Um pensamento de

Você também pode gostar

Autoconhecimento

Por que meus amigos “esqueceram” de mim?

Acompanhe esse relato de um jovem que tinha muitos amigos durante o colégio, mas ao ingressar na faculdade, foi “esquecido” por eles. O motivo para isso e que gerou essa investigação, ...

Autoconhecimento

Rompendo correntes

O texto enfatiza a necessidade do conhecimento de si mesmo para o combate consciente as deficiências psicológicas que tanto limitam a vida do homem.

Autoconhecimento

Cuidados para não perder a conexão, por Alexandre Menna | Logosofia

Como manter a conexão com o melhor de si, mesmo diante das dificuldades? Ao perder um voo por atraso, Alexandre Menna revisita sensações conhecidas: angústia, impaciência, irritação. Mas, com b...