Quantas vezes já abandonamos grandes propósitos que, em momentos, ofereceram importantes estímulos para nossa vida?

  • Quero ser um melhor filho;
  • Quero ser um melhor profissional;
  • Quero ser um melhor amigo.

Tantos propósitos existem em cada um de nós, não é mesmo?

Sempre gostei de projetar as conquistas que eu poderia obter em minha vida. Entretanto, ao iniciar os estudos de Logosofia, percebi que todas essas projeções permaneciam estáticas no campo da imaginação. Eu era dominado pelas imagens que surgiam em minha mente e chegava até a “viajar” nelas, projetando-as no futuro. Contentava-me em apreciar uma realidade que eu não tinha sequer feito esforço para construir. Ledo engano!…

O que me faltava?

Com meus estudos logosóficos, tenho aprendido que a realização de um propósito, ou a execução de um projeto, passa por três etapas fundamentais: o planejamento, a execução e a espera.

Negligenciar esses passos fazia com que minha vida permanecesse em constante desorientação. Pouco a pouco, fui compreendendo que, na maior parte do tempo, eu invertia a ordem dessas etapas:

  1. permanecia à espera da solução dos meus problemas;
  2. executava as coisas de qualquer jeito para solucionar o problema;
  3. e, como última opção, planejava como sair de um problema que se tornara maior do que o problema inicial.

Estou vivendo atualmente uma experiência profissional muito interessante, na qual tenho conseguido, com o auxílio desses novos conhecimentos, corrigir a conduta equivocada que acabei de relatar.

Decidi criar, em certo momento, um projeto na Internet que me proporcionasse grandes aprendizados e, certamente, momentos únicos. Sabendo que eu não dispunha das condições ideais para começar prontamente a executar a ideia, comecei por planejar cada detalhe, cada passo a ser cumprido.

Após cinco meses de planejamento, dei início ao projeto que me vem dando inúmeras vivências felizes e descobertas inéditas. Compreendi que, à semelhança de um projeto no campo profissional, devemos também nos ater a cada detalhe dos nossos propósitos individuais, daqueles que dizem respeito à nossa evolução como ser humano.

Se quero ser paciente, tolerante e respeitoso com os demais, preciso traçar um plano para alcançar essas virtudes e não ser surpreendido por problemas e dificuldades que surjam em minhas relações com os demais.

Assim, em todo projeto, seja profissional ou individual, tenho colocado esforço, empenho e constância para conquistar, de maneira gradual, todos os grandes propósitos que alegram profundamente meu ser.