Você já experimentou uma sensação de vazio frente à vida?

A falta de objetivos em minha vida, o fato de não conseguir identificar nenhuma aptidão ou vocação, a completa inconsciência e inconstância em que vivia na minha juventude era algo que perturbava a paz da minha alma. Era uma eterna insatisfação e sensação de vazio frente à vida, sem saber o porquê!

Apresentava um pessimismo e desconhecia as causas. Eram muitos pensamentos inúteis na mente que se encarregavam de minar as escassas energias de que dispunha e isso veio a me rotular como uma pessoa mau humorada; e o que era pior, sem um motivo que o justificasse.

Isso mesmo, não havia motivos para ser assim; tinha uma família que eu adorava, muitos irmãos e pais dedicados e amorosos, todos saudáveis; cursava uma faculdade conceituada; havia conseguido meu primeiro emprego e estava prestes a realizar o sonho de tirar minha carteira de motorista. Enfim, minha vida era cor-de-rosa e ainda assim enxergava tudo cinza.

A descoberta de um inimigo oculto

Foi quando conheci a Logosofia que encontrei a oportunidade de mudar essa modalidade da minha psicologia que tanto abatia meu ânimo. Ela me mostrou a existência do DESCONTENTAMENTO, um inimigo que costuma penetrar em nosso mundo interno, sem ser visto e se encarrega de amargar a vida, fazendo com que ela se debilite e perca forças.  Nem sempre existem causas reais para sua existência; surge de um acentuado debilitamento da vontade e obedece à influência predominante de pensamentos inibidores da inteligência.

Qual não foi minha alegria ao conseguir identificar as causas do meu vazio interno e do meu mau humor frequente! Identifiquei como “pensamentos inibidores da inteligência”:

  • a propensão ao fácil,
  • a falta de vontade,
  • a dificuldade em lidar com a responsabilidade,
  • o ceticismo,
  • os preconceitos,
  • o hábito de procrastinar (deixar para amanhã o que posso fazer hoje).

Era tudo isso que me tornava aquele ser amargo e sem vida.

Um método para extirpar as deficiências psicológicas

A Logosofia ensina que os pensamentos inibidores ou negativos são deficiências psicológicas que os seres apresentam, e que, enquistados na mente, exercem forte pressão sobre a vontade do indivíduo, induzindo-o de modo contínuo a satisfazer seu insaciável apetite psíquico.

No livro Deficiências e Propensões do Ser Humano, o autor esclarece também  que o fato de descobrir uma deficiência não deve ser motivo para abater o ânimo, porquanto é preferível conhecer que inimigos temos dentro, para combatê-los com lucidez mental, a ignorá-los, enquanto ficamos à mercê de sua influência despótica, suportando docilmente a maioria dos desgostos e depressões que diariamente nos acarretam.

Neste livro, o autor não só identifica as origens das deficiências, como também ensina um método para extirpar tais falhas caracterológicas.

Conhecer a deficiência e trabalhar para eliminar o peso morto e angustiante do descontentamento nem sempre foi fácil. Exigiu uma atenção constante ao jogo dos pensamentos e deficiências, perseverança, que era motivada pelos resultados que ia alcançando, constância frente aos propósitos feitos, força de vontade e o verdadeiro querer me superar.

Mas foi um trabalho que valeu a pena, pois me livrar desse inimigo oculto me trouxe uma alegria sincera que agora brota do meu interno, que até então desconhecia!