Pedagogia Logosófica

Café Matinal

abril de 2022 - 2 min de leitura
Pedagogia Logosófica

Café Matinal

abril de 2022 - 2 min de leitura

As relações cotidianas têm um “sabor” especial quando usamos da observação das experiências na vida, até as mais simples como um café da manhã. Veja!

Dias do mês de junho. As manhãs mais frias nos convidam a um desjejum mais quentinho, a aquecer o físico.

Onde trabalho, serve-se um lanche, com pãezinhos, roscas, manteiga de leite, café e chá, admirado pela maioria. É um momento de descontração e prosa, de acertar os detalhes da atividade, de distribuir os campos de trabalho. São assuntos diversos.

Início do dia com responsabilidade e metas.

Numa manhã, levei pamonha cozida, embrulhada em palha verde…

Cheguei um pouco mais cedo que o habitual e ofereci a guloseima. Disse então: “Vamos repartir, pessoal!”. Em poucos minutos, alimentaram-se do manjar saboroso.

Gostaram da experiência e da pamonha.

Chamou à atenção as histórias de como elas eram feitas durante a infância nas roças; os casos com os pais ou avós que ainda cultivam nas famílias esse hábito de se reunirem.

Fazer essa especiaria funcionava como um elemento agregador e educador dos filhos, sobrinhos e netos pelos mais velhos, uma escola natural onde se reunia muita mão de obra: catador de milho verde, ralador, cozinheiras, degustadores! E muitas crianças.

Fui para o laboratório da unidade experimentando um sentir especial. Nesse gesto simples, percebi as fisionomias, palavras e os atos. Histórias contadas em que cada pessoa tem algo feliz para ensinar e dividir.

Tenho aprendido com a Logosofia que devemos “fazer da observação um hábito e que deste hábito surgirão ideias felizes”.

Estar atento aos momentos que vivo é experimentar a sensação de existir – até mesmo em um café da manhã. E a atenção às coisas simples da vida servirá para enriquecer a própria existência.

A construção desse novo ser, que experimento a cada dia, vem da observação dos pensamentos e sentimentos presentes no meu ambiente mental e sensível, do cuidar deles com esmero, registrá-los e refletir sobre eles.

Há muito o que observar.


Um pensamento de

 Danilo José Ulhoa
Danilo J.Ulhoa, bioquímico e empresário em análises clínicas, formado pela UFMG-MG, conheceu a Logosofia na faculdade e integra o corpo docente da Fundação Logosófica de Paracatu, Minas Gerais, desde 2001.

Você também pode gostar

Pedagogia Logosófica

Plantar na infância, colher na juventude

O texto aborda elementos interessantes sobre a educação de filhos e o papel que os pais podem desempenhar na formação de gerações melhor preparadas para os desafios da vida.

Pedagogia Logosófica

Muitos podem mais do que um

A experiência vivida no Colégio Logosófico de Goiânia relata como alunos, professores e famílias se empenharam para que, no cultivo da colaboração mútua, todos pudessem comprovar que: “A for...

Pedagogia Logosófica

Elogio na medida certa

Todos nós seres humanos gostamos de receber elogios e de fazer elogios. Mas como tudo, elogiar também tem o seu lado positivo e negativo. Como fazer para que os elogios não acarretem prejuízos e s...

3 min