Família

Amor: Primeiro Passo Para a Constituição da Família

julho de 2020 - 2 min de leitura
Família

Amor: Primeiro Passo Para a Constituição da Família

julho de 2020 - 2 min de leitura

O amor é o primeiro passo para a constituição da família; desse amor irão surgindo os filhos, os quais necessitarão, para sua educação e boa formação moral e espiritual, do calor dos pais e de um lar harmoniosamente constituído.

Comumente, homem e mulher só buscam a coincidência no afeto pelo sentimento, rara vez pela mente. Se, porém, eles se encaminham pela mesma senda e se nutrem dos mesmos conhecimentos transcendentes, entre ambos se promoverá um acercamento de outra natureza, o espiritual, que é por si só toda uma garantia moral.

Quero com isto dizer que a boa condução do matrimônio estará determinada por esse acercamento espiritual, pois ambas as partes se compreenderão melhor, se respeitarão e sentirão verdadeira consagração a esse ideal que se dispõem a realizar.

Esta é uma diretiva que leva a encontrar, por via natural, o desenvolvimento de uma nova forma de conduzir-se, através da qual homem e mulher se preparam para a coincidência no sentir e no pensar. Nisto, como em todas as coisas da vida, se requer preparação, e essa preparação, particularmente neste caso, é o tapete de flores por onde os seres caminham em direção à felicidade.

Quando um dia, a vida levar o homem ao encontro da mulher que, em sonhos, espera por seu “príncipe encantado”, auguro-lhe que a encontre desperta. Que não seja a Bela Adormecida, que vive no mundo ilusório da juventude, mas sim a Bela Desperta, aquela que em plena juventude se esforça pela posse de virtudes que a farão feliz por toda a vida. E que ambos possam experimentar essa alegria sã e duradoura que sentem os que compreendem e almejam, por igual, a superação de suas vidas.

O amor tem de possuir o hálito da perpetuidade, senão é um mero engano

Quando irromper no coração, deve-se cuidar de que contenha todos os elementos que haverão de dar perenidade a ele, e cuidar também de que esses elementos estejam contidos no amor com que seja correspondido.

Um desses elementos é a constância; o outro, a paciência. Somando a eles a tolerância, temos reunidos os três elementos básicos do amor.

O amor é o primeiro passo para a constituição da família; por conseguinte, após o casamento ele deve ser sustentado firmemente por esses três elementos mencionados, porque desse amor irão surgindo os filhos, os quais necessitarão, para sua educação e boa formação moral e espiritual, do calor dos pais e de um lar harmoniosamente constituído.

Extraído de Bases Para Sua Conduta, p.47-48


Um pensamento de

 Carlos Bernardo González Pecotche (Raumsol)
Carlos Bernardo González Pecotche, também conhecido pelo pseudônimo Raumsol, foi um pensador e humanista argentino, criador da Fundação Logosófica e da Logosofia, ciência por ela difundida. Nasceu em Buenos Aires, em 11 de agosto de 1901 e faleceu em 4 de abril de 1963. Autor de uma vasta bibliografia, pronunciou também inúmeras conferências e aulas. Demonstra sua técnica pedagógica excepcional por meio do método original da Logosofia, que ensina a desvendar os grandes enigmas da vida humana e universal. O legado de sua obra abre o caminho para uma nova cultura e o advento de uma nova civilização que ele denominou “civilização do espírito”.

Você também pode gostar

Família

Sete recursos para educar com amor

Se recursos para educar com amor, reflexões sobre como fazer jus à responsabilidade espiritual que temos com nossos filhos.

Família

A importância de unir a mente ao coração

O autor buscou cultivar a unidade entre a mente e o coração, buscando proteger o propósito de viver uma experiência profissional com seus familiares.

Família

Desafio sobre duas rodas

Desconstruindo um paradigma parar ensinar meu filho a andar de bicicleta sem rodinhas.