Deus

Agora, a inteligência artificial. Mas, e a inteligência superior?

março de 2025 - 3 min de leitura
Deus

Agora, a inteligência artificial. Mas, e a inteligência superior?

março de 2025 - 3 min de leitura

Um novo tema tem inquietado o ser humano. É uma nova fronteira para a inteligência humana, que nos coloca frente a um novo desafio: a inteligência artificial. Assunto que gera debates, polêmicas, discussões e preocupações que alcançam até os líderes mundiais. Não é, contudo, a primeira vez que a espécie humana se vê em tal situação.

Mergulhando nos primórdios da história, podemos refletir sobre a descoberta do fogo e a conquista do poder para o gerar a qualquer momento. Aquele primeiro avanço apresentou-se também como uma ameaça para os homens do passado, pois poderia ser utilizado tanto para o bem quanto para o mal. Muitos séculos depois aconteceu o mesmo com a pólvora e com o aço. Nos últimos cem anos, com a potência do desenvolvimento, as ameaças cresceram. Por exemplo, o descobrimento dos átomos permitiu, entre outros avanços, criar também a bomba atômica, que acabou por se transformar numa permanente ameaça para os povos do planeta.

Outra descoberta, a do genoma humano, levou-nos a atingir mais uma fronteira. Por consequência, foram gerados muita preocupação e grandes devaneios da imaginação, ao falar-se que exércitos de clones poderiam ser criados, exterminando, quem sabe, a espécie humana.

Fazer este repasse histórico mostra como, apesar dos avanços científicos e tecnológicos, o ser humano ainda luta com duas forças dentro de si que estão em permanente confronto.

Mas de onde vem essa verdadeira guerra interna?

O ser humano ainda não conseguiu eliminar em si mesmo os pensamentos negativos como o egoísmo, a ambição de domínio, a busca pelo poder. Por outro lado, sempre contamos com as chamadas reservas morais — os bons pensamentos —, que impulsionam o ser a fazer o bem aos semelhantes, a realizar descobertas, a procurar entender, desde o micromundo até os confins do universo, os mistérios da vida e da Criação.

Com certeza, a inteligência artificial ainda vai trazer inúmeras outras mudanças, além de permitir novos avanços para o progresso. Certamente, grandes desafios e grandes problemas da humanidade serão enfrentados e solucionados, ampliando o verdadeiro bem-estar para todos.

Há algo, porém, que não é observado comumente. Enquanto esta nova jornada da inteligência artificial ocorre para a humanidade, outra inteligência existe e continuará manifestando-se com sua linguagem própria, como acontece desde os primórdios da raça humana.

É uma inteligência superior que se manifesta de várias formas, entre elas a própria natureza. Com ela, a mente humana pode conectar-se mediante a devida capacitação, e assim descobrir os grandes enigmas da existência humana na Terra.

O método logosófico ensina a realizar o processo de evolução consciente e ir alcançando o autoconhecimento. Tais prerrogativas foram concedidas ao ser humano a fim de que pudesse buscar o conhecimento das Leis Universais e até mesmo de Deus. Mas isto só será possível se se estiver determinado a empreender essa grande tarefa, encarando-a como a maior e mais formosa oportunidade que os seres humanos receberam.

Que surja entre nós, o gosto, o encantamento e a mesma energia que temos, pelo progresso e pelas novidades tecnológicas, por essa inteligência superior, tão humana, tão divina e tão necessária para que possamos realmente sermos humanos!

A inteligência, quando funciona inconscientemente, fica amiúde anulada pela inércia mental e afetada de forma direta pela ignorância. Outra coisa é quando ela vence, instada por anelos íntimos e elevados, a oposição pertinaz de certos pensamentos, como os que fomentam a dúvida, a indiferença, o pessimismo, e muitos outros que travam seu mecanismo magnífico. Tudo muda e tudo se transforma, então, no pensar e sentir do homem; numa palavra, os pensamentos e os sentimentos se “hierarquizam”, deixando de satisfazer os afagos da terra para buscar as alturas límpidas do mundo superior. (O senhor de Sándara, p.166)


Um pensamento de

Você também pode gostar

Deus

As Leis que regem o universo

Para a Logosofia, as Leis Universais são a manifestação da vontade do Criador. Quando tomei contato com esse conceito logosófico, fiquei muito surpresa. Mais surpresa ainda quando a Logosofia ensi...

Deus

É possível conhecer a Deus? Por Cleimara Lazzarini Lott | Logosofia

Já pensou em conhecer Deus por meio do conhecimento? Foi assim que a estudante começou a trilhar um novo caminho espiritual com base na Logosofia — sem mistérios, mas com consciência e profundid...

Deus

A Logosofia e a Natureza Divina do Homem

Como se aproximar do divino em um mundo tão agitado? Como a obra Logosófica pode nos levar ao encontro com o Criador? Neste artigo, o Diogo Piccoli compartilha suas primeiras impressões ao conhecer...