Comportamento

Sempre semear: uma chave para a confiança no futuro

janeiro de 2026 - 2 min de leitura
Comportamento

Sempre semear: uma chave para a confiança no futuro

janeiro de 2026 - 2 min de leitura

Oferecer boas orientações, ajudando os filhos a conduzirem-se pelo caminho do bem, é um grande desafio na vida dos pais. Um de nossos principais deveres é oferecer sempre o melhor que temos, pensando de forma ampla em como colaborar para que os filhos sejam seres humanos cada vez melhores. Somos pais, e isso quer dizer que a consciência dessa responsabilidade nos torna incansáveis, às vezes até inconvenientes. No futuro nos agradecerão!

Nesse grande campo experimental da educação das minhas filhas – atualmente com 10 e 12 anos — colho algumas flores e frutos de tempos em tempos. É o que oferecerei agora a vocês.

As duas são atletas de natação, o que é motivo de muita felicidade para mim e meu esposo. Entretanto, sempre nos preocupamos com a questão da competição desenfreada, que pode fortalecer o querer ganhar sempre e a qualquer custo. Levamos frequentemente conceitos nesse sentido para elas.

Uma delas participou há algum tempo de uma competição em outra cidade, considerada a mais difícil e importante do ano. A treinadora ofereceu a ela duas opções de participação: poderia ficar na equipe mais forte e com mais chances de ganhar ou na mais fraca. Ela mesma decidiu, escolhendo a equipe mais fraca, priorizando, nesse caso, outros fatores que não o de vencer efetivamente a competição. Como esperado, a equipe vencedora não foi a sua, mas ficou tão feliz como se tivesse ganhado, feliz com a conquista dos amigos, não se abalando em nada com a escolha feita, pois estava tudo certo para ela. Eu e meu esposo concordamos com a decisão dela, uma criança de 11 anos que demonstrou estar aprendendo que ganhar é bom, mas que há outras coisas na vida que são tão ou mais importantes do que isso.

Estamos certos de que aos poucos irão amadurecendo suas escolhas, mas os princípios de bem, honestidade e amizade estão sendo construídos ao seu tempo e à sua medida na vida delas, com um trabalho diário e incansável.

Com atitudes como essa, pergunto a vocês: como não ter esperança em um futuro melhor para nossos filhos?

Está em nossas mãos plantar boas sementes desde cedo. Mais cedo ou mais tarde, certamente florescerão…


Um pensamento de

 Silvana Alkmim
Silvana Miranda, odontóloga e mestre em clínicas odontológicas pela PUC-MG, é de Belo Horizonte, MG. Casada desde 2004, é mãe de duas filhas. Estuda e é docente de Logosofia em Belo Horizonte desde 1994.

Você também pode gostar

Comportamento

Sentimentos que eu não sabia que existiam

Será que sou tão afortunada assim? Por que a vida sorri para mim? Existe sorte na vida? Como ter felicidade na vida?

Comportamento

Adaptações ao longo de minha vida (E agora de forma consciente) 

Conhecimentos podem alterar o seu futuro. Conhecimentos transcendentes podem alterar o seu destino.

Comportamento

A paciência na vida do adolescente por Elmo Patrus, Ian, Júlia Candiani e Antônio Cabral | Logosofia

Os adolescentes Júlia Candiani, Elmo Patrus e Ian Soares Veiga conversam com o experiente Antônio Cabral sobre a paciência e a construção da vida com auxílio da Logosofia.